Espetáculo, que começou a ser exibido nesta semana, ainda vai ocorrer nos dias 10, 11, 17 e 18 de outubro

Foto: Camila Ribeiro
Foto: Camila Ribeiro/ Divulgação

Baseada na Obra “Cem anos de Solidão”, de Gabriel Garcia Márquez, a peça ” A cidade das miragens” tem no elenco os atores Marlon de Paula, Camila Ribeiro, Luis Eduardo Prata Delgado, Lucimélia Romão e Giselle Mara.

“No espetáculo, não trabalhamos com a ideia de personagens sólidos. As construções se dão por outra forma, pois procuramos levar a interpretação do livro em uma montagem que procura dialogar com a relação que cada ator teve com a obra” diz Marlon de Paula, que é estudante do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei.

A direção da peça é da professora do curso de Teatro da UFSJ, Juliana Monteiro. De acordo com Monteiro, as expectativas para o espetáculo são boas: “O grupo é de pesquisa. Assim o trabalho dos atores durante o processo de montagem da peça esteve relacionado com uma pesquisa em atuação e linguagem cênica. E quanto mais se exercita, mais o trabalho e o ator ganham maturidade”.

A diretora ainda comenta que a sugestão da obra de Garcia de Márquez foi dada por Adilson Siqueira, coordenador e fundador do grupo Movére. Para Adilson, esta é uma melhores obras do continente: “Considero esta uma das melhores obras da literatura latino-americana, em especial porque capta de forma única nosso imaginário realista fantástico que povoa nossas histórias, lendas, parlendas, canções de ninar”. E, sobre o contexto da peça, acrescenta: “É a Macondo(aldeia) fictícia presente no imaginário latino-americano, o realismo fantástico presente em nossa cultura, do sertão de Minas Gerais até às lendas do deserto de Atacama”.

Foto- Raruza Kiara-Divulgação
Foto: Raruza Kiara/Divulgação

Apresentações

As apresentações começaram neste final semana e vão ocorrer também nos dias 10, 11, 17 e 18 de outubro, sempre às 17h30 na sala 1.04 do REUNI III, no Campus Tancredo de Almeida Neves. A entrada é franca e livre para todas as idades. A retirada das senhas deve ser uma hora antes do início do espetáculo.

“Às pessoas que nos visitem, esperamos que saiam de cada sessão com várias questões que o próprio Gabriel Garcia Márquez levantou no livro” explica Marlon de Paula. Os atores fazem parte do subgrupo Movére, grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Culturas e Sustentabilidade da UFSJ que tem como objetivo desenvolver um processo eco-poético de treinamento do ator dançarino e da construção da cena espetacular, com base nos estudos do corpo em situação de representação, atuando como base na linha de pesquisa em Artes Cênicas, Performance Comunitária e Sustentabilidade. Para assistir ao espetáculo, basta enviar um email até às 13h do dia escolhido para movere@arteesustentabilidade.com e efetuar a reserva dos lugares.

TEXTO/VAN: THAIS ANDRESSA