Por Bruno Nézio

Com o tema “As Formas do Tempo”, a 27º Mostra de Cinema de Tiradentes destacou a riqueza da produção audiovisual nacional, promovendo diálogos entre gerações e consolidando Tiradentes como epicentro do cenário cinematográfico. Nove dias de exibições, formação e reflexão impulsionaram o futuro do cinema e da cultura brasileira.

Chega ao fim a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes. Na abordagem das “Formas do Tempo”, foi possível ter um panorama da criação audiovisual nacional e o encontro de gerações que acontece nesse momento, promovendo novas vozes e novas formas de produzir e contar histórias. O evento destacou a vitalidade do cinema brasileiro contemporâneo e colocou a cidade mineira no centro do cenário audiovisual. Além das exibições, ocorreram atividades de formação, reflexão e promoção do cinema e cultura brasileira. Ao longo de nove dias, de 19 a 27 de janeiro, a Mostra reuniu diversos profissionais do audiovisual.

Nesta edição, a programação contou com uma variedade de 145 filmes, que abrangiam 43 longas, 3 médias e 99 curtas-metragens de 20 estados brasileiros: Alagoas (4), Bahia (3), Ceará (7), Distrito Federal (4), Espírito Santo (2), Goiás (5), Maranhão (1), Minas Gerais (45), Mato Grosso (1), Pará (3), Paraíba (1), Pernambuco (10), Paraná (4), Rio de Janeiro (22), Rio Grande do Norte (3), Roraima (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (2), Sergipe (1) e São Paulo (32). As produções foram exibidas em 61 sessões de pré-estreias e mostras temáticas, distribuídas entre três cinemas na cidade: Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro. Além dessas exibições, na plataforma online do evento, o público teve a oportunidade de assistir a 33 filmes.

Foi promovida, também, a 2ª edição do Fórum de Tiradentes – Encontros pelo Audiovisual Brasileiro, que proporcionou um espaço para reflexões. Nesse espaço, a Carta Tiradentes foi feita, documento que reúne informações, diagnósticos, perspectivas e ideias para orientar políticas públicas no setor. A Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou do evento de abertura do Fórum em Tiradentes.

Os nove dias de evento reuniram apaixonados pelo cinema brasileiro, artistas e profissionais do audiovisual – Foto: Isabela Barboza

Confira todos os premiados da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes:

WIP Conexão Brasil CineMundi

  • Ausente – Dir. Ana Carolina Soares (MG)
  • Novembro – Dir. Milena Times (PE)
  • Suçuarana – Dir. Clarissa Campolina e Sérgio Borges (MG)

Prêmio Canal Brasil de Curtas- Melhor Curta da Mostra Foco

  • Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho – Dir. Allan Ribeiro (RJ)

Melhor Curta da Mostra Foco Júri Oficial

  • Eu Fui Assistente do Eduardo Coutinho – Dir. Allan Ribeiro (RJ)

Prêmio Helena Ignez – Destaque Feminino Júri Oficial

  • Dir. Kerexu Martim – Aguyjevete Avaxa’i (SP)

Prêmio Carlos Reichenbach- Melhor Longa da Mostra Olhos Livres Júri Jovem

  • Aquele que Viu o Abismo – Dir. Gregorio Gananian e Nego Leo (SP)

Prêmio Abraccine – Mostra Autorias

Melhor Curta – Júri Popular

  • Soneca e Jupa – Dir. Rodrigo R. Meireles (MG)

Melhor Longa da Mostra Aurora Júri da Crítica | Abraccine

  • Estranho Caminho – Dir. Guto Parente (PE)

Melhor Longa da Mostra Aurora Júri Oficial

Menção Honrosa

  • Maçãs No Escuro – Dir.Tiago A. Neves (SP)

Prêmio principal

  • Lista de Desejos para Superagüi – Dir. Pedro Giongo (PR)

Melhor Longa – Júri Popular

  • As Primeiras – Dir. Adriana Yañez (SP)