Em Santa Cruz de Minas, começa o IV Campeonato Regional Feminino, que vai até 4 de dezembro e reúne seis equipes

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

 

No último domingo, dia 18, a bola rolou pela primeira rodada do IV Campeonato Regional Feminino de Santa Cruz de Minas. Realizado no campo do XV de Novembro, o jogo de abertura foi entre XV de Novembro e Tuguriense.

Maria Terezinha de Paula, aposentada, é a idealizadora do campeonato. Sempre sonhou em realizar um campeonato em Santa Cruz e não deixa de elogiar a performance dos times. Dona Tereza, como é chamada, está na área há 22 anos e é considerada por muitos a “mãe” do futebol feminino da cidade.

A iniciativa “fantástica”, segundo palavras da jogadora Franciele Viana, incentiva as mulheres que gostam de esporte, mas não demonstram no dia a dia nem praticam atividades por medo do preconceito. Franciele joga no Tuguriense, time da cidade de Santa Bárbara do Tugurio. Ela também enfatiza o espírito de união que aprendeu com o futebol e comenta sobre as brincadeiras, os aprendizados e os bons momentos que teve com o restante do time: ”Ah e não posso me esquecer das meninas experientes, a melhor fase do futebol feminino passei com elas…Onde aprendi o real sentido da união, pois até se reuniram no meu aniversário pra me presentear com um bolo surpresa.E também onde eu ria, e tinha liberdade de fazer minhas palhaçadas”

A estudante Alessandra Aquino é jogadora do Mix de Coronel Xavier Chaves e também ajuda na organização. Ela chama atenção para a evolução e foco das equipes ao longo das edições do campeonato. “A gente vê um grande crescimento. No primeiro ano, não tínhamos tanto foco. Agora, como já é a quarta edição, todo mundo já sabe o que vai acontecer e treina desde o início do ano para chegar aqui bem”, explica a receita do sucesso.

 

O jogo

O campeonato começou, aos 9 minutos do primeiro tempo do jogo de abertura, ocorre a primeira falta a favor do XV de Novembro. Em toda a partida, foram cometidas apenas oito faltas: cinco pelo Tuguriense e três pelo XV. O jogo foi marcado por quedas e lesões que geraram duas substituições e alguns atendimentos em campo, porém nada sério e nem o suficiente para esconder o ótimo desempenho das equipes.

O primeiro gol foi marcado pelo time anfitrião, aos 15 minutos do primeiro tempo, quando a camisa 8 recebeu um  lançamento em profundidade, dominou a bola e chutou para o gol. Mesmo após sair perdendo, o Tuguriense optou por ficar na defensiva, permitindo que o XV dominasse a primeira etapa. O segundo gol, entretanto, só surgiu aos 36 minutos, pela camisa 23, após bater uma falta.

O jogo recomeçou com ações ofensivas do XV de Novembro. Uma bola na trave aos 10 minutos; logo em seguida, a camisa  7 aplicou dois ‘chapeuzinhos’ e chutou para fora. Porém, quem marcou marcou primeiro na etapa final foi o  foi o Tuguriense, aos 17, com direito a indignação da torcida denunciando um possível impedimento. 2 a 1.

A partida seguiu morna, até que a camisa 2 do XV de Novembro recebeu passe e chutou em direção ao gol, porém seu chute foi interceptado por uma ótima defesa da goleira do Tuguriense com a perna. Aos 38 do segundo tempo, a mesma jogadora bateu falta e marcou o 3° gol do XV. Alívio para a equipe, que fechou a estreia com 3 a 1.

O campeonato segue até dia  4 de dezembro e até lá serão mais 17 partidas entre as seis equipes que participam do campeonato: XV de Novembro, Mix, Santa Cruz, Tuguriense, América Del Rey A e América Del Rey B. As datas, horários e resultados das partidas podem ser encontrados na página do facebook do Campeonato .
TEXTO/VAN: Scarlet Freitas

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.