Corte de um dia na programação não irá prejudicar o evento, afirma secretário

ARTE: LAILA ZIN
ARTE: LAILA ZIN

Como todos os anos, o carnaval em Conceição da Barra de Minas começa mais cedo. Na sua 24ª edição, o pré-carnaval acontece entre os dias 29 e 31 de janeiro, com blocos que prometem agitar as ruas da cidade e arrastar os foliões.

Devido às dificuldades financeiras que o município enfrenta, o evento começa na sexta e não na quinta como é comum, explica o Secretário de Cultura e Turismo, Filipe Ávila. “O país passa por um momento muito complicado, e os municípios são os que mais sofrem com essa recessão, os repasses de verba estão diminuindo, tivemos que cortar um dia para não deixar de fazer a festa”.

De acordo com Filipe, para assegurar a tradição da festa, foram mantidos os blocos que acompanham a folia desde os primeiros carnavais: “As pessoas gostam de se divertir nos blocos que existem há anos, como o Bloco das Piranhas, das Criança, da Alvorada, entre outros”.

FOTO: GUIA DAS VERTENTES
FOTO: GUIA DAS VERTENTES

Segundo dados da Polícia Militar, em 2015, mais de 15 mil pessoas circularam pelo município durante o evento, que desde então trouxe novidades, como a internet gratuita para facilitar o acesso às redes sociais e os contatos via rede. Este ano a inovação fica por conta do Bloco das Cores, inspirado no festival, Happy Holi, de origem indiana. “Estamos trabalhando com menos recurso e mais criatividade, vamos ter um pouco menos de festa, mas as pessoas vão aproveitar do mesmo jeito, a qualidade do evento não vai cair”, afirma o secretário.

Foliã desde criança, a concepcionense Raquel Canaã, 29, acredita que um dos diferenciais do pré-carnaval é o estilo tradicional, com blocos de rua que propicia a população local um ambiente seguro e agradável para se aproveitar a folia: “O carnaval de nossa cidade sempre foi digno de boas lembranças, e sempre teve ‘gosto de quero mais’, porém quando contava com os desfiles das escolas havia maior participação da comunidade”, revela.

Atualmente, Raquel considera o Cai Dentro como o melhor bloco do pré-carnaval. “É a maior e melhor atração já organizada dentro do nosso carnaval, é um bloco relativamente novo, em sua 6ª edição, que arrasta muitos foliões e os animam com atrações diversificadas”.

Para o Bloco Cai Dentro, já foram vendidos mais de 600 abadás. 3 DJs e um trio Elétrico conduzirão os foliões para a avenida, além da Bateria Furiosa Tudo de Dores de Campos. De acordo um dos organizadores, André Santos, cerca de 10 pessoas estão envolvidas na organização. O Bloco já se tornou um sucesso em Conceição da Barra de Minas, pois atende a todos os públicos, principalmente os jovens que no carnaval procuram se divertir”, explica.

As pessoas que não compraram o abadá, poderão adquirí-lo no dia do bloco (30 de janeiro) a partir das 13h na praça do Rosário. Clique aqui e veja o evento no Facebook do bloco.

TEXTO/VAN: SABRINA KELLY

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.