O tema que inspira as apresentações e exposições deste ano é a palavra.

Apresentação do “Osquindô Circus”, de Mariana-MG, animou adultos e crianças no sábado ( 7). FOTO: Divulgação Tiradentes em Cena/ Marlon de Paula
Apresentação do “Osquindô Circus”, de Mariana-MG, animou adultos e crianças no sábado ( 7). FOTO: Divulgação Tiradentes em Cena/ Marlon de Paula

O festival de teatro “Tiradentes em Cena” comemora sua quarta edição entre os dias 5 e 14 de maio. O evento conta com diversas apresentações teatrais gratuitas para todas as idades, além de exposições fixas e oficinas. A temática desta edição é a palavra. Por ela, homenageia-se o centenário do escritor e jornalista mineiro Murilo Rubião, com uma exposição fixa no Sobrado Quatro Cantos.

O diferencial deste ano é o Festival de Cenas Curtas, iniciativa da produção do evento em parceria com a Secretaria de Cultura de São João del-Rei e a Rococó Produções. O objetivo da pequena mostra é incentivar e valorizar a produção teatral local e aproximar ainda mais a cidade de Tiradentes da Cidade dos Sinos.

Para o diretor de produção da Mostra Tiradentes em Cena, Fabrício Chianello, o evento cresceu bastante desde sua primeira edição. “É um público crescente, temos conquistado não só as pessoas da cidade como também das cidades vizinhas”, comenta.

Alaor Bonfim, morador da comunidade de Bichinho desde 2005, planeja voltar para os outros dias do festival. “As exposições servem bem para abrir a mente. Esse evento já começou muito bonito.  Desde então, só vem crescendo”, afirma. A caminho de uma apresentação, salientou a presença de diversos grupos de teatro de São João del-Rei e Tiradentes.

No Dia das Mães, 8, a peça A Incrível Viagem da Família Aço, de Tiradentes, emocionou  todos com a história da busca de um filho por sua mãe. FOTO: Marlon de Paula
No Dia das Mães, 8, a peça A Incrível Viagem da Família Aço, de Tiradentes, emocionou todos com a história da busca de um filho por sua mãe. FOTO: Marlon de Paula

Além do impacto cultural, o Festival também influência positivamente o comércio da cidade. A vendedora Ivone de Souza conta que o  evento “é uma grande atração para a cidade. Todas as vendas que eu fiz hoje foi para turistas. Poderia acontecer sempre!”. Chianello concorda: “impulsionamos não só o movimento na cidade, mas também propiciamos o contato de grandes artistas com o público e fomentamos o comércio da região”.

O primeiro fim de semana do Festival contou com apresentações de grandes artistas, como Nathalia Timberg, espetáculos de dança e peças de influência burlesca e circense de grupos de Passos, Mariana e Tiradentes. A Mostra segue até o próximo sábado, 14.

Confira a programação no site oficial do evento.

 

TEXTO/VAN: Lucas Comine e Rebeca Oliveira

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.