Todos os anos, na véspera e durante o feriado de 21 de Abril, ocorrem na cidade de Entre Rios de Minas, eventos beneficentes em prol da APAE (Associação de Pais e Amigos Excepcionais) da cidade. São realizados eventos esportivos e apresentações culturais. Os eventos contam com apoio e colaboração de toda a população, que trabalha voluntariamente. Toda a renda arrecadada é revertida para a APAE.
      Há 19 anos se iniciava o evento com realização apenas do passeio ciclístico em prol da entidade, porém com o passar dos anos o evento só cresceu, ocorrendo neste 21 de Abril de 2012, o 19º passeio ciclístico; a 14º Corrida Rústica da Inconfidência Mineira, que percorre toda a cidade e conta também com atletas regionais; a 4º Seca Goela, uma caminhada de 900 metros em volta da praça e a 2º Corrida Darci Baessa de mountain bike, em que os atletas dão várias voltas ao redor da cidade. Além dos eventos esportivos, há também eventos culturais, com shows de bandas locais e apresentações dos alunos da APAE em números artísticos com seus professores. Durante todo o evento, também ocorrem sorteios de brindes doados pelo comércio local, que sempre apoia o evento.
      Este tipo de acontecimento e a participação popular é muito importante para a entidade, como destaca a diretora da APAE, Tereza Cristina Teixeira Merco Deconto: “É um evento muito importante devido ao apelo popular. Além de ocorrerem atividades de incentivo ao esporte e à cultura é uma forma que a gente da APAE encontra para se manter, já que somos uma instituição filantrópica. Há também uma interação dos alunos com a comunidade, e isso faz bem á eles, além de podermos demonstrar um pouco do trabalho realizado pelos professores durante o ano. Nós contamos com apoio do comércio, da prefeitura e da comunidade em geral”.
      A APAE conta com vários colaboradores para a realização dos eventos, como Thiago Baessa, que é um dos organizadores dos eventos esportivos: “Sempre procuro ajudar, pois sei da luta e da vontade dos membros da Associação. Sempre faço o que posso, desde procurar parceiros para colaboração até ajuda na divulgação”, diz.
      Além de organizador, Thiago Baessa é atleta, ciclista semi-profissional. Ele fala sobre as dificuldades de praticar esporte na cidade: “O que mais falta é o apoio local, dos cidadãos, esse sim é o maior incentivo aos atletas. É muito fácil falar que as autoridades não apoiam uma vez que o público também não apoia. Com o apoio popular tudo ficaria mais fácil”, acrescenta.
      O também atleta e colaborador da APAE, Wander José Laranjeira, comenta a importância do tradicional evento: “Eu participo todo ano, desde quando era só o passeio ciclístico e sempre que posso colaboro. Acho este tipo de evento muito importante, porque a causa é nobre e todos saem ganhando com isso, tanto os alunos da APAE quanto a comunidade que tem a oportunidade de participar de um dia diferente com eventos bacanas em Entre Rios”, conclui.
      Reportagem e foto: João Marcos El Yarc.

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.