Texto: Louise Zin

Revisão: Samantha Ellen

O Concurso Nacional de Piano Professor Abrão Calil Neto ocorre anualmente em Ituiutaba. Este ano, aconteceu de maneira virtual, com o intuito de promover, incentivar e descobrir novos jovens talentos, assim como valorizar a música e os compositores nacionais. O resultado final foi publicado no sábado, 2, no site oficial do concurso.

Gabriela Vieira, pianista formada pela UFSJ.

A pianista Gabriela Vieira, formada pela UFSJ, foi quem conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Piano de Ituiutaba-MG, em sua vigésima oitava edição. A jovem pianista também recebeu o prêmio de melhor interpretação da música “Cascata”, de Rodrigo Lima, melhor interpretação de Prelúdio e Fuga, de J. S. Bach, e também foi a melhor intérprete do compositor homenageado do concurso este ano, Rodrigo Lima.

Nascida em Araçuaí, Minas Gerais, Gabriela iniciou seus estudos de piano aos 16 anos. Graduou-se em licenciatura em Música, com habilitação em Piano, pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), na classe de piano da professora Drª. Carla Reis.

Atualmente, a jovem pianista está cursando bacharelado em piano pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na classe de piano da professora Drª. Laura Boaventura, A orientação da docente se mostrou fundamental para a conquista dos prêmios.

Resultados do grupo D, Solo de Piano.

“- Fiquei muito feliz com a oportunidade de fazer música, por ter meu trabalho reconhecido e pelo resultado tão positivo. O aprendizado e a preparação para o concurso também foi um grande prêmio!”, afirma Gabriela Vieira. “- Os concursos de piano são extremamente importantes, pois promovem os compositores brasileiros, a música clássica internacional e servem como grande incentivo aos estudos e preparação profissional dos jovens pianistas”, comentou a pianista.

Você pode acompanhar a pianista pelo Instagram @gabrielavieirapiano e também pode entrar em contato para mais informações por seu e-mail: gabrielacvieiras@gmail.com.