“O Cosplay Lavras inicialmente foi uma proposta de trabalho da disciplina sobre organização e marketing, do curso de Educação Física. A primeira edição foi realizada em agosto de 2013, contando com mais de 700 pessoas”, expõe Diego Ramires Santos (22), organizador do Cosplay Lavras 2014, realizado esse mês na Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O termo “cosplay” provém do inglês costume (traje / fantasia) e play (atuar), sendo exatamente este o espírito dos eventos. Os jogadores não apenas se vestem como personagens de animes e comics como também encarnam o papel escolhido. Os eventos são caracterizados por grande diversidade, havendo cosplays ainda de bandas, games, mangás, dentre outros.

Lucas Furtado (Biologia) e Alex Pereira (Ed. Física) são também organizadores do Cosplay Lavras e falam da importância desse tipo de evento para a região. “Queríamos trazer mais cultura no calendário de eventos”, afirma Alex Pereira. Segundo ele, esse tipo de evento, que até então não existia na região, permite uma socialização muito grande entre diversos públicos e culturas.

A cosplayer Petsire D’Lua Nascimento (16) participou do evento, segundo ela ”por curiosidade” e se surpreendeu: “Foi bom, bem organizado, interessante mesmo! Foi a primeira vez que fui e gostaria de voltar, porque, além do evento em si, as barraquinhas possuem artigos muito legais para vender”.

Além das centenas de participantes, o evento contou com várias atrações, como torneios de espada, games, arco e flecha, apresentações de ninjutsu, shows, karaokê e a participação da Orquestra de Câmara da UFLA, sob a regência do maestro Augusto Pimentel.

Texto: VAN/Ricardo Peres
Foto: Ricardo Peres