São João del-Rei promove práticas para segurança no trânsito durante Semana Nacional de Trânsito. Além das atividades programadas, prefeitura conclui obras e modifica estrutura viária do município

Blitz Educativa/ FOTO: Assessoria de Comunicação de São João del-Rei

“Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro” – é o tema da Semana Nacional de Trânsito, definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A semana, que começou no dia 18 e vai até 25 de setembro, tem o intuito de conscientizar os motoristas e os pedestres sobre as atitudes no dia a dia do trânsito.
Em São João del-Rei, a Semana pretende informar principalmente os pedestres e as crianças. Para o diretor do departamento de trânsito da cidade, Aracélio Santos, os motoristas têm a oportunidade de conhecer as normas de trânsito na autoescola, quando se capacitam para tirar a carteira de habilitação. Pedestres e crianças não têm essa mesma oportunidade.
A educação no trânsito, para Santos, é a melhor solução para a cidade. Ele acredita que o cidadão são-joanense está mal-acostumado, deixam de respeitar a sinalização de trânsito, que é realizada a partir do monitoramento das vias. A campanha realizada na semana pretende prevenir e conscientizar a população sobre a importância de tomar atitudes seguras no trânsito.
O comerciante Renato Neri também acredita que o caminho é a educação. Renato acredita que, para a educação no trânsito ser bem sucedida, é preciso haver um maior incentivo, um apelo à população. Esse apelo pode chegar em mãos, a partir de panfletos e outros materiais educativos, ou com o apoio da Polícia Militar.
As ações em comemoração da Semana Nacional do Trânsito na cidade começam no dia 20 e vão até o dia 25 de setembro. Confira a programação:

Infográfico com a programação da Semana Nacional do Trânsito em SJDR / ARTE/VAN: Laila Zin

Municipalização do trânsito
O trânsito de São João del-Rei foi municipalizado em agosto do ano passado (veja mais informações do site da prefeitura). A municipalização do trânsito passa as responsabilidades de engenharia, fiscalização, educação no trânsito e levantamento de dados para a cidade.
Com isso, em janeiro houve um processo seletivo para determinar quem ocuparia os cargos destinados à Guarda Municipal. O diretor do departamento de trânsito esclarece que os guardas vão ficar responsáveis pelo monitoramento do trânsito – e multas, também. A fiscalização, para o mototaxista Giuleno Alves, ainda está em falta. “Acho que, se tivesse mais fiscalização, teríamos menos acidentes”, acredita.
Além dessa fiscalização, com a municipalização do trânsito outras medidas vão ser implementadas ainda este ano, como o estacionamento rotativo. “Tem que dar o direito de todo mundo usar o estacionamento rotativo”, afirma Santos. Segundo ele, a adequação precisa ser feita, pois São João del-Rei é uma cidade histórica, onde as ruas são muito fechadas e as vias de acesso são poucas, fazendo com que os estacionamentos não deem conta do fluxo de veículos.
25 guardas foram nomeados no dia 1º de setembro. Agora, eles estão em treinamento teórico e prático para atuarem no município. Como o curso necessita de 437 horas, o trânsito da cidade passa a ser fiscalizado pelos guardas a partir de novembro. “Enquanto a guarda não está na rua, a gente faz o convênio junto à Polícia Militar”, afirma.

Novas sinalizações na cidade
O monitoramento acontece em algumas ruas da cidade, onde estudos técnicos estão sendo realizados para acompanhar o aumento no número de veículos, alerta o diretor. Novas placas de sinalização já foram implementadas, e também faixas de pedestres e rotatórias.
A última estatística feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015, constatou que existem 47.615 veículos licenciados na cidade, fora os veículos circulantes. Para Santos, esse número de veículos é muito significativo e aponta a necessidade de mudanças. Em 2010, o número de veículos na cidade era de 33.536, ainda segundo dados do IBGE.

Frota de veículos em São João del-Rei / Dados: IBGE / Arte/VAN: Laila Zin

As recentes modificações levaram motoristas a enfrentar dificuldades com a nova sinalização, observa o mototaxista Alves. Para ele, as mudanças deixaram o trânsito um pouco confuso, mas, a longo prazo, ele acredita que os motoristas vão se adaptar.
Como a sinalização é nova, muitos condutores cometem erros por falta de costume com as placas. O comerciante Neri acredita que é necessário uma maior explicação pois, segundo ele, o departamento de trânsito: “Faz alteração e ninguém sabe de nada”.

Obras de pavimentação na cidade
Há dois meses a prefeitura está realizando o asfaltamento e, se necessário, a restauração do calçamento poliédrico em algumas ruas da cidade e dos distritos. São 45 ruas contempladas com um recurso de R$ 5 milhões, recebidos pela prefeitura, a partir de uma verba parlamentar, informa a assessoria da prefeitura.
O tratamento das pavimentações está sendo realizado a partir de um estudo do solo, para que a composição necessária seja feita de acordo com cada região e garanta a qualidade da obra. De acordo com a assessoria, as obras têm previsão de entrega para daqui dois meses.

TEXTO/VAN: Vanessa Vicente