Frei Seráfico e João dos Santos apresentaram boas médias em ranking com médias das escolas do país

Alunos são-joanenses obtiveram bom resultado no último exame

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na semana passada, o ranking com a média das escolas do país no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado no ano de 2014. No Campo das Vertentes, escolas de Barbacena e São João del-Rei se destacaram com suas médias.

A nível nacional, o Centro Educacional Frei Seráfico de São del-Rei alcançou o 10º lugar na prova de redação, com a média de 836,3 e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) de Barbacena ficou em 172ª lugar nas provas objetivas, com média de 664,50. Com as notas, ambas escolas foram líderes do ranking em suas cidades.

O estudante Emanuel Loures ficou feliz por ver o Frei Seráfico na frente de escolas das capitais na prova de redação. “Em sala de aula, os professores passam temas de redação e, antes de fazermos, discutimos sobre o tema. Acho que essas discussões ajudam muito.”

Em São João del-Rei, a classificação ficou da seguinte forma, de acordo com a média das provas objetivas:

Centro Educacional Frei Seráfico de São Del Rei – 647,88 pontos
Instituto Auxiliadora – 629.70
Escola Sesi Dom Bosco – 622.62 pontos
Colégio Revisão – 611.60 pontos
Escola Estadual João dos Santos – 549.71 pontos
Colégio Nossa Senhora das Dores – 544.33 pontos
Escola de Educação Básica Professora Sinhá Neves – 541.27 pontos
Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa  – 531.02 pontos
Escola Estadual Garcia de Lima – 526.22 pontos
Escola Estadual Evandro Ávila – 516.09 pontos
Escola Estadual Governador Milton Campos – 507.78 pontos
Escola Estadual Ministro Gabriel Passos – 478.55 pontos
Escola Estadual Padre Lopes – 468.22 pontos

Para Lenine Antônio dos Reis, supervisor da Escola Estadual João dos Santos, que ficou entre as cinco melhores da cidade, e também foi a 23º colocada dentre as instituições públicas mineiras, a colocação da escola chama à responsabilidade. “Devemos nos manter atentos para melhorar nossa pontuação e garantir sempre bons resultados” Ele ainda contou como é a preparação para o ENEM. “O banco de dados com questões de prova do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) auxiliam os professores na formulação de testes e exercícios preparatórios para o ENEM. Além disso, as atividades dadas no dia-a-dia na sala de aula são retiradas dos antigos exames”.

Nayane Lopes se formou na João Santos ano passado e destacou que disciplina é necessária para se ter sucesso. “A escola cumpre muito bem o seu papel, sempre focou no ENEM aplicando simulados. Acho que foi com isso que conseguiram obter esse resultado, com bastante empenho dos professores e a maioria dos alunos.”

Resultado das Vertentes

Em Barroso, a liderança fica por conta do Invictus Centro de Ensino seguida pelas escolas estudais Francisco Antônio Pires e Conego Luiz Giarola Carlos.  Em Lavras, as escolas particulares dominaram o pódio: o Instituto Presbiteriano Gammon ocupou o primeiro lugar, enquanto o Colégio Nossa Senhora de Lurdes e o Colégio Universitário Professor Canisio Ignácio Lunkes ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente.

Já em Dores de Campos, a Escola Estadual Duque de Caxias teve sua média avaliada em 516,77 nas provas objetivas. A Escola Estadual Basílio da Gama em Tiradentes teve como média 508,65 e a Escola Estadual Jaime Ferreira Leite de Itutinga obteve 507,34. Em Carrancas, a estadual Sara Kubitscheck ficou com a nota 487,99.

Em Lagoa Dourada, a disputa entre a Escola Estadual Abeilard Pereira e a Municipal Professora Maria Marcilia Rezende terminou com a diferença de 19,13 pontos e a vitória para a estadual.

Para consultar os detalhes das notas de todas as escolas, basta acessar o link:

TEXTO/VAN: RAFAELA DOMINGUETI

FOTO: EVELSON DE FREITAS – DIVULGAÇÃO