Escola Estadual Governador Milton Campos vem convivendo com problemas diários causados pelos animais

A Escola Estadual Governador Milton Campos – Polivalente  vem convivendo com uma perigosa infestação de gambás, que está prejudicando o bom funcionamento da escola. O problema vem sendo enfrentado diariamente por alunos e funcionários. A necessidade de ajuda é urgente.

A diretora do colégio, Maria Cecilia Melo, explicou a razão do problema, que, segundo ela, sempre ocorreu, mas nunca com a gravidade atual.” Devido à estrutura do telhado sempre tivemos problemas com gambás, mas não tanto quanto agora; de 2016 para cá, houve uma infestação muito grande na escola; eles fazem ninhos entre o forro e o telhado e urinam, o que causa um cheiro horroroso, que infecta o ambiente e pode ser prejudicial para a saúde”, salienta.

Urina produzida pelos gambás (Foto/VAN: Emerson Alves)

Ela também enfatizou a busca  e solicitação de ajuda a diversos órgãos públicos sem sucesso, frisando a situação preocupante. ” Já teve dia que, por causa do cheiro, os meninos passaram por várias salas e não tinham uma para estudar;  neste dia tiveram que ter aula no pátio”. A situação é tão crítica que a fez tomar medidas menos convencionais em busca de amparo. ” Eu mandei até uma mensagem pessoal no whatsapp do nosso prefeito, para esquecer a questão partidária e nos ajudar; só que nem foi visualizada”, reclamou Cecília Melo.

Ela concluiu, apresentando o seu ponto de vista para o que poderia ser, a solução do problema: ” A solução mais viável seria pedir a um engenheiro da superintendência para vir desenvolver um projeto, no sentido de tirar o forro, colocar a tela e recolocar o forro, mas isso esbarra na questão financeira;  então precisaríamos de um recurso exclusivo da Secretaria da Educação”.

Marcas deixadas pelos gambás nas paredes (Foto/VAN: Emerson Alves)

A equipe VAN procurou alguns dos órgãos citados pela diretora, mas não obteve a resposta desejada por todos. O Centro de Zoonoses, da Secretaria Municipal de Saúde foi um dos que pode dar uma orientação oficial a respeito dos fatos. O diretor de Serviço de Saúde, Valdisnei Lopes, apresentou um ofício, que encaminharam à Secretaria Estadual de Educação, explicando qual seria a melhor forma de proceder, documento ao qual a VAN teve acesso.

O citado ofício diz: ” Teria que destelhar parte do colégio para ver os gambás e seus filhotes, mas nós não temos mão de obra especializada para essa finalidade; e coloquei aqui que entrei em contato com a promotoria pública para verificar a possibilidade do lançamento de inseticidas para espantá-los, porém corrermos o risco de matá-los, o que não é permitido; me pus à disposição deles para quando forem fazer esse trabalho,  nos chamar para orientá-los”.

Rastro deixado pelos gambás na biblioteca (Foto/VAN: Emerson Alves)

Ele ainda explicou que o gambá, por seu um animal da fauna, é protegido por lei; por isso, não é permitido matá-lo. E concluiu, revelando que a responsabilidade maior não é deles, e sim do Estado, pelo fato de a escola ser estadual.

A Secretaria Estadual de Educação foi contatada mas não forneceu maiores esclarecimentos.

O vereador Leonardo Henrique, citado pela diretora da escola como um dos mais interessados em ajudar, falou o que fez após ficar ciente da situação e ver a ineficiência dos órgãos públicos: ” Por conta própria, eu contratei uma empresa dedetizadora para colocar armadilhas para capturar esses gambás, para que,  após capturados, fossem soltos na mata”.

Por ser um caso de saúde pública, seria extremamente necessário que fosse tratado como prioridade; por conta disso, Henrique demonstrou toda sua insatisfação: ” Eu digo que muitas vezes falta proatividade, falta ação, falta boa vontade do setor público, para que ele realmente tome decisões que venham a solucionar os problemas”.

O vereador ainda ressaltou a importância de se criar uma mobilização, através das mídias sociais para cobrar do setor público iniciativas em busca de soluções e se colocou à disposição para qualquer tipo de ajuda requisitada pelo colégio.

Texto/VAN: Emerson Alves
Fotos/VAN: Emerson Alves