Com mais um dia de evento, a 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes surpreende com seleção de filmes e atividades animadoras

Por Vincent Otoni e Bruno Nezio

Foto: Vincent Otoni

Três filmes inovadores e ousados foram exibidos no domingo (21), terceiro dia de Mostra. Partindo de pontos e temáticas completamente diferentes, é possível notar em cada uma das obras, o que os curadores buscam ao selecionar um filme para Tiradentes:  linguagem ousada e temas urgentes.

YVY PYTE – Coração da Terra foi o primeiro documentário exibido no dia na Cine-Tenda. Integrante da mostra Autorais, os diretores Alberto Alvares e José Cury transportam o espectador para as Terras Guarani. Trazendo memória e história em uma perspectiva anticolonialista, conceitos como fronteira, alma, espiritualidade e religião são contrapostos a elementos estabelecidos ao longo dos séculos pelos exploradores brancos.  

Na sessão seguinte, mais um documentário foi exibido, Terror Mandelão, dirigido por Felipe Larozza e GG Albuquerque. Aqui, as vielas de São Paulo e o submundo do funk são os protagonistas. Utilizando de uma montagem criativa, DJs e MCs de funk apresentam sua rotina, entretanto busca-se uma abordagem menos glamourosa, mostrando a realidade de quem ainda não estourou. Navegando por diversos gêneros e linguagens, o documentário é uma síntese da produção musical e de como ela pode ser apresentada em outra mídia.

Além dos filmes, outras atividades interativas também tiveram a sua vez, como foi o caso da roda de conversa: Sabrina Greve: Candor e fúria. A conversa com Sabrina, que é cineasta, atriz e professora premiada, foi mediada por Pedro Guimarães, um dos curadores da Mostra. Depois de uma introdução imersiva à sua carreira com amostras dos seus papéis, a atriz discutiu um pouco sobre seu processo criativo, sua impressão sobre os personagens que fez e curiosidades da vida do cinema. Uma sessão de perguntas e respostas com a plateia encerrou a exibição.

Outro destaque da noite foi a exibição de “Mussum: o filmis”, o longa conta de forma delicada a trajetória do aclamado ator Mussum. O evento lotou o Cine-Copasa, localizado no Largo das Forras. Os telespectadores acompanharam entre algumas lágrimas, e muitas risadas, uma história dinâmica, apresentando mais uma vez na Mostra, um pouco da cultura brasileira com o carinho e dedicação devidos.

Para fechar a noite foi a vez de Bia Lessa trazer sua releitura de Grande Sertão: Veredas, com a obra “O Diabo na Rua no Meio do Redemunho”. Depois de apresentar a peça para o Brasil, foi a vez do cinema receber sua leitura impactante, utilizando de cenário único e elenco enxuto. Riobaldo (Caio Blat) e Diadorim (Luiza Lemmertz) têm uma nova oportunidade de expressarem seus desejos.

Serviço

27ª Mostra de Cinema de Tiradentes
19 a 27 de janeiro – Tiradentes
Evento gratuito
Programação completa:  mostratiradentes.com.br/programacao/
@universoproducao