Economista e secretário de governo explicam qual a melhor forma de pagamento e como o dinheiro é gasto

Carnês serão entregues pelos correios até dia 24 de março, mas também podem ser retirados pela internet ou no UAI
Carnês serão entregues pelos correios até dia 24 de março, mas também podem ser retirados pela internet ou no UAI

O início de ano é sempre marcado pelo aumento dos gastos. A prefeitura de São João del-Rei divulgou informações relacionadas ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), do ano de 2016. Com opções à vista e a prazo e em tempos de dificuldade financeira, muita gente não sabe qual a melhor opção para pagamento do tributo e como a prefeitura gasta o dinheiro arrecadado.

Segundo as informações disponíveis no site da prefeitura, os carnês de pagamento podem ser retirados na internet (através deste link: http://iptu.saojoaodelrei.mg.gov.br/), na Unidade de Atendimento Integrado (UAI), que fica no segundo andar da Rodoviária ou aguardar a entrega pelos correios, que deve ocorrer até o dia 24 de março. Donos de imóveis não loteados (terrenos) não receberão o carnê de pagamento pelos correios.

Datas de vencimentoPara pagamentos à vista, o contribuinte receberá 5% de desconto. A prazo, o pagamento poderá ser parcelado em até 7 parcelas de, no mínimo, 40 reais. As datas de vencimento estão na tabela ao lado.

Como explica Paulo Henrique Moreira, agente fiscal de tributos e diretor de contabilidade da prefeitura, o dinheiro arrecadado pelo IPTU representa um percentual pequeno no total das receitas do município, mas importante para manter as contas da prefeitura em dia.

“No montante, parece ínfimo. Algo em torno de 5% a 10%. Mas na situação atual de crise, essa arrecadação representa muito. É o que tem mantido a prefeitura num patamar mais tranquilo”.

 

Qual a melhor forma de pagamento?

Apesar do momento atual de crise financeira, boa parte da população pretende pagar o imposto à vista. É o que apontou uma enquete feita pela equipe da VAN com 20 entrevistados, em diversos pontos da cidade. 60% pretendem pagar à vista, como mostra o gráfico abaixo.

ARTE: Laila Zin
ARTE: Laila Zin

Apesar de ser a escolha da maior parte dos entrevistados e sempre vista como a melhor opção, pagar à vista nesse caso não é vantajoso, como explica Renilson Rodrigues da Silva, doutor em economia aplicada e professor do curso de ciências econômicas da UFSJ.

“Nesse caso, considerando o desconto e o prazo, sem sombra de dúvidas compensa pagar a prazo. Considerando a taxa de juros de 14,25%, dá mais de 1% ao mês. Se pegarmos o dinheiro gasto para pagar à vista e aplicar em um investimento com rendimentos próximos ao da taxa de juros, ao final de 7 meses teremos mais dinheiro do que gastando agora para pagar o imposto. Compensaria pagar à vista se tivesse um desconto de 10% a 15%.

 

Como o dinheiro arrecadado pelo IPTU é gasto pela prefeitura?

Outra pergunta feita na enquete está relacionada ao destino do dinheiro arrecadado. 75% das pessoas entrevistadas afirmaram não saber como a prefeitura utiliza o dinheiro proveniente do IPTU, como indica o gráfico abaixo.

ARTE: Laila Zin
ARTE: Laila Zin

Paulo Henrique explica que parte do dinheiro é investido em educação e saúde. O resto é gasto conforme as necessidades da cidade.

“O IPTU é um recurso livre: não tem um gasto específico. Com exceção dos 25% que vão direto para a educação e 15% da saúde, o resto é gasto de acordo com a demanda: pode ser arrumar ruas e praças, reformas, pagamento de funcionários. ”

 

TEXTO/VAN: ANDRÉ LAMOUNIER E REBECA OLIVEIRA

com colaboração de JULIANA PARAVIZO E LETÍCIA NARA

ARTE/VAN: LAILA ZIN

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.