por Júlia Diniz e Lívia Antoniazzi

É colocado em destaque mundialmente, em 8 de abril, a disseminação de informações e prevenção do câncer. A data foi escolhida pela ação conjunta da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse dia tem como precedente o Dia Mundial da Saúde, data que recorda a criação da OMS, em 1948. Diante dessa conjuntura, amplia-se o olhar do macro para o micro e evidencia-se a importância de organizações filantrópicas, como é o caso da Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) de São João del-Rei. 

A ASAPAC é responsável por ser o primeiro contato dos pacientes, que fornece os devidos suportes e encaminhamentos necessários durante todo o processo. Segundo o diretor da instituição, Valdecir Braga, para o paciente ter acesso à rede de apoio, “Ele precisa ser diagnosticado com câncer, laudo médico ou biópsia, estar com seus documentos pessoais, comprovante de renda e comprovante de endereço’’. A partir daí, o cidadão é incluído em um suporte multidisciplinar que conta com o fornecimento de medicamentos, suplementos alimentares, fraldas geriátricas,  fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia e psicólogo.  

A ASAPAC também faz parte da campanha ‘’Desapega Rapunzel’’, uma parceria com a ONG Fio de Luz de Belo Horizonte, enviando cabelos e recebendo perucas prontas. Outro fator importante é a indispensabilidade do serviço jurídico voluntário que a associação fornece, para obter medicamentos ainda não padronizados no SUS, cujos custos variam de mil a 300 mil reais. 

Segundo a advogada voluntária, Dra. Isabella Paiva, o serviço jurídico entra para obter, via judicial, esses tratamentos oncológicos de alto custo, através de um relatório detalhado da importância e do porquê da obtenção de tal remédio. Esse relatório, ao ser analisado, é colocado em seguida como tutela de urgência, isto é, por ser um processo que trata da urgência de saúde em que tempo é vida,  é apreciado de forma mais rápida pelo juiz.

Além disso, vale ressaltar que a Associação conta com um suporte que extrapola o paciente, nesse momento que estremece o psicológico diante do diagnóstico da doença, em que é fornecido também uma rede de apoio familiar. Além disso, em casos de sequelas decorrentes do câncer, os cidadãos que tiveram o laudo conseguem continuar tendo acesso aos atendimentos. Para os indivíduos que não residem em São João del-Rei, a ASAPAC conta também com uma casa de apoio que garante alimentação, hospedagem e transporte gratuitos. 

Toda essa conjuntura é movida por doações realizadas por empresas e demais pessoas que ajudam a manter a organização, uma vez que a ASAPAC não tem parceria com convênios. 

Serviço

Para contribuir com o funcionamento da instituição,  entre em contato com a instituição pelas redes ou pelo telefone: