Avenida Tancredo Neves se tornou palco do desfile de homenagem aos 193 anos de Independência do país

Para cenário, a Avenida Tancredo Neves, uma das principais de São João del-Rei. De fundo musical, o hino nacional tocado pela Banda Municipal Santa Cecília. Como símbolo, a bandeira verde e amarela hasteada. Assim foi a comemoração são-joanense no dia 7 de setembro, data em que se comemora o dia da Independência do Brasil.

(Graziela Silva) SÃO JOÃO DEL-REI FESTEJA DIA DA INDEPENDÊNCIA COM TRADICIONAL DESFILE CÍVICO3
Avenida Tancredo Neves recebeu um bom público na segunda

Organizado pela Prefeitura Municipal juntamente com o 11º Batalhão de Infantaria do Exército e o 38º Batalhão da Polícia Militar, o evento, já tradicional, leva instituições, entidades, escolas e toda a população local para as ruas em um desfile de honra à pátria e “com um único sentimento representado: o patriotismo”, como declarou Vinícius Mendonça, cadete da Academia Militar das Agulhas Negras.

Comemorando os 193 anos da Independência do Brasil, o desfile, mesmo com a chuva, contou com um público em bom número. Após o hasteamento da bandeira às 8h, 15 escolas municipais, 8 estaduais, as Forças Armadas, a Polícia Militar, os Bombeiros, além de entidades, como APAE, Albergue, escoteiros, maçons, motociclistas, dentre outros, marcharam no solo da cidade: “Uma oportunidade de despertar o respeito pelo patrimônio, pela cidade, pelas coisas do nosso povo e pela própria história, hoje, infelizmente, bem perdido”, afirmou a professora Patrícia Teixeira, da Escola Municipal Maria Teresa.

(Graziela Silva) SÃO JOÃO DEL-REI FESTEJA DIA DA INDEPENDÊNCIA COM TRADICIONAL DESFILE CÍVICO1

Um evento que carrega não só a memória do ocorrido em 1822, mas também a memória pessoal dos participantes da festividade, como Marileze Aparecida Costa, que trouxe os filhos, já que acredita que “eles precisam saber realmente o significado para guardar na memória, eu me lembro dos meus desfiles quando era criança, eles também precisam ter essas experiências”.  Erick Jonas de Freitas, estudante do ensino médio da Escola Estadual Governador Milton Campos, concorda com Marileze: “Participo desde pequeno, acho bem interessante este momento, que serve para ajudar a lembrar mais da nossa pátria”.

Durante os desfiles deste ano, houve duas novidades, uma foi a distribuição gratuita de algumas bandeirinhas do Brasil para a população, colorindo, ainda mais, de verde e amarelo o evento. A outra foi a proibição do estacionamento de veículos nas proximidades do trajeto, desde às 22h do dia 06 de setembro, que visou a uma melhor logística.

O dia 7 de setembro, contudo, só marca o início de uma semana dedicada à pátria brasileira. A professora Patrícia Teixeira falou que na Escola Municipal Maria Teresa momentos cívicos, como hasteamento da bandeira e o canto do hino nacional e da escola, ainda serão incentivados durante os dias que seguem. Entretanto, ela percebe que “o trabalho do civismo e do patriotismo nas crianças não pode ser trabalhado somente em uma semana, mas ao longo da vida. Essa semana dá um pouco mais de ênfase ao assunto” comenta.

(Graziela Silva)2
7 de Setembro

Segundo a história, D. Pedro I, no dia 7 de Setembro de 1822, às margens do Rio Ipiranga, com um grito de “Independência ou morte!” proclamou a liberdade do país, fazendo com que o Brasil não fosse mais colônia de sua metrópole, Portugal. Assim, para celebrar esse fato, existe um feriado nacional marcado com desfiles patrióticos em diversas cidades do Brasil.

TEXTO/VAN: GRAZIELA SILVA

FOTOS:  GRAZIELA SILVA