Evento reúne gastronomia nacional na cidade histórica

FOTO: Edson Teixeira/Divulgação
FOTO: Edson Teixeira/Divulgação

Entre os dias 26 de agosto a 4 de setembro, acontece em Tiradentes a 19º edição do Festival de Cultura e Gastronomia Tiradentes. Este ano, o evento, que faz parte do projeto Fartura Gastronomia, apresenta 200 atrações gastronômicas – Restaurantes na Praça, Jantares e Cozinha ao vivo -, que acontecem no Largo das Forras e no Largo do Chef.

Segundo Anne Morais, harp player do festival, aulas teóricas, interativas, degustações, eventos especiais, foodbike e tour gastronômico envolvendo os principais restaurantes de Tiradentes enriquecem a programação.

Chefs do país inteiro se unem com menus requintados e experiência única nos Jantares ao vivo. Os interessados em participar devem fazer reserva antecipada, pois o serviço é limitado.

Nos espaços Aulas Senac, Pousada Escola Senac e Espaço Interativo Senac, chefs e profissionais da gastronomia ministram aulas teóricas e práticas, além de promover degustações para o público. Os locais recebem também palestras gratuitas sobre os sabores brasileiros.

FOTO: Edson Teixeira/Divulgação
FOTO: Edson Teixeira/Divulgação

O público pode acompanhar de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs no Cozinha ao Vivo. Os Restaurantes na  praça, tanto o do Largo do Chef quanto o do Largo das Forras apresentam ao público o melhor dos restaurantes de Tiradentes e Belo Horizonte.

A Personal Chef  de Juiz de Fora Elaine e o marido Fernando Nascimento participam do festival há seis. Para ela, o evento é uma oportunidade de se atualizar e conhecer novas técnicas através dos cursos oferecidos pelo Senac, além de rever amigos de outras cidades. Destaca também o clima em que a cidade se transforma e o carinho dos chefs na arte de cozinhar.

Cultura e Gastronomia

FOTO: Divulgação
FOTO: Divulgação

Seguindo a proposta do evento de integrar gastronomia e cultura, Tiradentes recebe atrações musicais e cênicas. A programação musical está bem diversificada. O cantor e instrumentista Curumin, o grupo mineiro de música popular brasileira Graveola e o Lixo Polifônico, a banda instrumental Os Distraídos,  Lucas Santanna e Larissa Baq são alguns nomes.

Na parte cênica se apresentam o Grupo Trampulim, com o espetáculo “Uma Surpresa para Benedita”, a Cia de Inventos, com o “Santo Seu Hilário”, o grupo Giramundo, com o espetáculo “O Aprendiz Natural”, e o Catibrum, que apresenta “O Som das Cores”. Durante o evento, também acontece o V Fórum Senac Gastronomia e Cultura.

A novidade deste ano é o espaço diferente no núcleo educacional do Festival. Montada entre os espaços de aulas interativas e teóricas, a ”Bolha Sensorial do Senac” permite que o público vivencie experiências sensoriais diferentes relacionadas à gastronomia.

Para mais informações, acesse o site.

 

TEXTO/VAN: Camille Gallo

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.