A energia solar fotovoltaica é uma das fontes de energia que mais cresce no Brasil, além de não poluir o ambiente e ser renovável.

 

   A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou no final de maio a decisão que prevê o aumento da conta de luz no estado de Minas Gerais. Para os consumidores residenciais o acréscimo foi de 18,53% e para as indústrias, 35,56%. Com isso, o uso de energias renováveis, principalmente da energia solar fotovoltaica, têm conquistado espaço no Brasil.

   Na região do Campo das Vertentes a demanda pelos sistemas fotovoltaicos utilizados em residências sofreu uma expansão significativa devido ao seu custo-benefício. É uma boa opção para quem quer produzir sua própria energia. A maior parte dos equipamentos são importados de países como China, Alemanha e Canadá, fazendo com que os seus preços sejam elevados.

   O governo ainda não possui um investimento significativo nesta tecnologia, ainda que o Brasil possua grandes níveis de insolação durante todo o ano. Em uma casa pequena o investimento é em torno de R$ 12 mil, já em uma casa maior pode atingir em torno de R$ 20 mil. A vida útil e a durabilidade dos painéis solares varia de acordo com cada fabricante, em média, é calculado um período de 25 anos.
   De acordo com Priscila Azevedo, engenheira de energia e responsável técnica da empresa Solarmig, “O sistema que mais tem saído aqui na região é para as residências; em torno de 6 a 8 placas. O sistema de 6 placas gera em torno de 240 kW  (quilowatts) por mês e o sistema de 8 cerca de 320 kW. O retorno se dá em média de 4 a 5 anos, sistemas maiores para comércio, pousadas ou hotéis acabam tendo um retorno próximo de 3 a 4 anos”.

   As placas fotovoltaicas possuem um baixo custo de manutenção dos equipamentos, são ideais para lugares remotos e não fazem barulho. No entanto, o armazenamento dessa energia não é tão eficiente quanto o de outras fontes. Em dias nublados, existe a produção de energia solar, porém, em menor quantidade e a noite, não se produz energia.

O que são energias renováveis e alternativas limpas

   As energias renováveis, ou alternativas, são aquelas que não causam impactos negativos ao meio ambiente. É toda fonte alternativa ao uso dos combustíveis fósseis. A energia solar é a principal forma de captar a energia proveniente do sol, por meio dos painéis fotovoltaicos que transformam a radiação solar em eletricidade.

   O Brasil, por ser um país tropical, contém um número alto de horas de sol por ano, logo, poderia aproveitar mais a incidência solar para geração de energia. Entretanto, o número de painéis solares instalados é muito pouco. As principais fontes de energia renováveis são: energia eólica, solar, hidráulica, geotérmica e a biomassa.
   Para evitar efeitos dramáticos das mudanças climáticas, é necessário suspender a utilização de combustíveis fósseis por meio das energias renováveis. É um processo que está ocorrendo no mundo todo, a China , maior emissor de gases estufa , é um dos países que mais investe em energias renováveis. Junto a ela, o Brasil possui cerca de 40% de sua matriz energética proveniente de energias limpas e é o sétimo maior investidor em energias renováveis.

 

Texto/VAN: Júlia Ribeiro e Leonardo Emerson
Foto/VAN: Divulgação/Solarmig

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.