Ana Julia Barbosa, Lara Cristina Reis e Lívia Fernandes

Sob o nome de “Cores como Inclusão”, uma série de quadros produzidos pelos usuários da Oficina de Desenho e Pintura da Assistência Social da APAE foram expostos no Teatro Municipal. A iniciativa acontece por meio do Programa Palco das Artes. As obras são resultado das atividades ministradas pelo oficineiro de desenho e produto José Guilherme de Souza e estão em exposição de 16 de outubro a 29 de novembro. Muitas delas estão à venda com o objetivo de arrecadar fundos para que o projeto continue no próximo ano.

Responsáveis pela exposição frente às pinturas da APAE/ Reprodução: Instagram

Indo de releituras à artes autorais, tal produção artística segue o objetivo da APAE – a promoção de qualidade de vida às pessoas com deficiência. Assim, a oficina em questão se volta para a arte-terapia, levando seus alunos – pessoas entre 18 e 59 anos – a reconhecer a própria capacidade, a desenvolver a percepção de tempo e espaço, a coordenação motora, a observação, o tônus muscular, a memória cinestésica, o conhecimento de cores primárias, secundárias e terciárias e, o mais importante, a trabalhar a convivência.

Para José Guilherme, a pintura é como um remédio para os discentes, que sempre se mostram empolgados com a produção de novos quadros. “Assim que colocam a tinta no pincel acabou o problema: “Vamos nos soltar e ser felizes”. O oficineiro também comenta sobre um aluno com surdez, que, apesar de ser extremamente tímido, se tornava outra pessoa frente às telas. A oficina era como um porto seguro onde ele podia se expressar. “A arte atinge a todos”, diz Souza.

Segundo o professor, trabalhar o emocional é essencial. “Você tem que observar (o aluno). Se ele está triste, ansioso, com algum problema. Primeiro você tem que tratar o coração para depois apresentar a arte. (…) A Inspiração é o gatilho da felicidade, se você está feliz, você pinta”.

Como a instituição não possui recursos suficientes para a compra de materiais artísticos, os usuários dessa oficina contam com materiais mais simples, fruto de doações de colaboradores. As obras são produzidas em folha de Eucatex e madeira de descarte, com o uso de tintas guaches, verniz, colas, pincéis e lápis. Mesmo com todas as dificuldades, os alunos produzem quadros lindos e bem elaborados, o que se deve à dedicação deles.

Serviço

Caso você tenha interesse em contribuir com doações, entre em contato com a APAE pelo telefone (32)33717227, ou no endereço da Av. Leite de Castro, 1380 – Fábricas, São João del Rei – MG, 36301-180. Não se esqueça de indicar que gostaria de fazer uma doação para a Oficina de Desenho e Pintura da Assistência Social.