Ana Julia Barbosa e Rafaela Andrade

 

No mês de outubro, a APAE de São João del-Rei está comemorando o dia das crianças com várias atividades com seus alunos. Nesta segunda-feira (16), as crianças puderam assistir uma contação de histórias feita pela professora aposentada Maria Madalena de Lima na sede da instituição. Ela contou duas histórias interativas para as crianças, que se divertiram e ficaram entretidas com a atividade. 

A diretora da APAE, Dorinha Teixeira Brighenti, nos explicou porquê escolheram fazer um mês de comemoração: “Antes era feita uma semana das crianças, e era sempre uma semana muito cheia, as crianças acabavam ficando muito cansadas. Esse ano pensamos em fazer durante um mês todo algumas atividades. Está sendo bem legal, pois estamos percebendo que as crianças estão tendo uma interação melhor e estão mais empolgadas, eles ficam na expectativa do que vai ter na próxima semana”.

Segundo ela, a contação de histórias na instituição é frequente tanto nas salas de aula quanto com a visita de contadores como Madalena. Isso porque as histórias contadas despertam nas crianças a criatividade, curiosidade, além de ser uma atividade que agrada a todos.

Maria Madalena de Lima,  ex-professora da instituição, conta que iniciou como contadora de histórias quando se aposentou e quis manter contato com os alunos. A solução encontrada foi levar histórias para alegrar e distrair os alunos. “Eu me aposentei aqui em 2009 e fiquei com esse compromisso, todo ano eu venho contar história para eles”, relata.

Nessa comemoração ela levou para as crianças duas histórias, uma delas é “A descoberta de dona Joaninha” e a história “O pescador, o Rei e o anel”. Sobre a primeira, Madalena nos conta que ”É uma história interativa, em que as crianças participam com a dona Joaninha e descobrem no final uma coisa incrível ”.

Todas as crianças foram conduzidas ao refeitório onde assistiram a apresentação. Era perceptível que todas estavam curiosas e empolgadas com o que estava por vir. A primeira história contada foi da Joaninha. A contadora se caracterizou e durante a contação foi chamando as crianças para que fizessem parte como personagens. Essa história permitiu que as crianças enxergassem a importância de dividir e compreendessem que a felicidade se encontra em cada um. Quando a Joaninha divide seus enfeites com os amigos,  ela não fica triste, mas animada ao perceber que todos estão se divertindo. 

Ainda neste mês as crianças irão participar de outras atividades na instituição, tudo isso com intuito de comemorar e aprender com essas novas experiências. 

Maria Madalena interagindo com crianças para contar a história da Joaninha - Foto: Rafaela Andrade
Maria Madalena interagindo com crianças para contar a história da Joaninha – Foto: Rafaela Andrade

Integrantes da APAE que participaram da contação da história do “pescador, o rei e o anel” - Foto: Rafaela Andrade
Integrantes da APAE que participaram da contação da história do “pescador, o rei e o anel” – Foto: Rafaela Andrade

A contadora de histórias se caracterizando para interação com as crianças - Foto: Rafaela Andrade
A contadora de histórias se caracterizando para interação com as crianças – Foto: Rafaela Andrade

Maria Madalena andando com criança da instituição enquanto conta uma história - Foto: Rafaela Andrade
Maria Madalena andando com criança da instituição enquanto conta uma história – Foto: Rafaela Andrade