A equipe VAN esteve apurando o atual estado da obra de esgotamento sanitário no córrego

As obras de esgotamento sanitário no Córrego do Lenheiro – que percorre toda a cidade de São João del-Rei – tiveram início em abril deste ano nos bairros Lenheiro e Cohab. De acordo com a previsão do órgão responsável, as obras deverão ser concluídas em até quatro anos. Atualmente, os trabalhos iniciados nos dois bairros estão 90% concluídos. Por sua vez, a Estação de Tratamento de Esgoto, que ficará no bairro Colônia do Bengo e atenderá 98% do município, já foram iniciadas, devendo ser concluídas em até dois anos.

Entretanto, nem todos os moradores do entorno do Lenheiro estão cientes da importância dessa obra. Aparecida Conceição, 60 anos, residente da Rua Cristóvão Colombo, no bairro Fábricas, se mostrou incomodada com os impactos negativos causados pelo córrego:
“O mau cheiro é horrível;  tem vezes que nem conseguimos sair na rua; isso ainda me prejudica financeiramente, porque eu alugo kitnetes e  preciso cobrar mais barato por conta deste mal cheiro, além do alto número de vírus, bactérias e bichos que se propagam ali e podem prejudicar a saúde dos moradores locais”.

Moradores reclamam do mau cheiro do córrego do Lenheiro. (Foto/VAN Leonardo Emerson)

Ao ser informada de que o projeto do esgotamento sanitário chegará ao seu bairro, ela se ficou satisfeita:

– “Se essa obra realmente for realizada aqui, será fundamental para a melhoria da nossa qualidade de vida, já que não precisaremos mais nos preocupar com esse cheiro de esgoto frequente”.

De acordo com a assessora responsável pelas obras, Danielle Reis, a responsabilidade pelo esgotamento do córrego atualmente ainda é da DAMAE, até que os trabalhos de esgotamento sanitário cheguem ao devido lugar correspondente ao córrego. A assessora também comentou que, muitas das vezes, a população acaba se confundindo com as situações e acusa a Secretaria de Governo pelos transtornos, entre eles, o mau cheiro.

Reis informou que as obras no bairro Cohab tiveram que ser paralisadas, devido às rochas que foram encontradas no local e que prejudicaram o andamento do projeto ainda está em andamento; agora, a concentração está nos bairros São Dimas e Bela Vista, onde serão trocadas as tubulações de esgoto. Depois será a vez da Cidade Nova e Vila Belizário, onde será feito o encanamento que, até então, não existia:
“Como foram encontradas diversas rochas nessas ruas e isso não estava no projeto inicial, as obras tiveram que ser paralisadas; então terá que haver uma reprogramação com a Caixa Econômica Federal, pois esta é uma obra do Ministério das Cidades;  assim que finalizarem irá realizar as obras na Cohab e no Lenheiro. Enquanto isso as obras continuam nos outros bairros, juntamente com a Estação de Tratamento e a Interceptora 1/19, que é a principal interceptora que ligará as tubulações à estação.”.

Poluição do Córrego do Lenheiro no bairro Tijuco (Foto/VAN: Leonardo Emerson)

De acordo com a engenheira responsável e atual fiscal da obra, Gláucia Cantelmo, as obras não serão feitas em todas as ruas, mas serão feitas em todos bairros da cidade; tudo acompanhado por ela e pelo engenheiro designado pela Caixa Econômica para acompanhar as obras durante sua execução. Além disso, o trabalho socioambiental, que faz parte do projeto de esgotamento sanitário do córrego, já está sendo feito com distribuição de cartilhas e panfletos comunicando sobre a existência e importância das obras, além de palestras em escolas, igrejas, centros comunitários, dentre outros espaços públicos falando sobre o tema: “A próxima palestra será na Escola Municipal CAIC, na quarta-feira (24), às 08h, e também será feita uma outra palestra no CTan, ainda sem uma data definida.”.

O site disponibilizado pela Secretaria de Governo relativo a questão das obras que estão sendo realizadas, está sendo atualizado com frequência com fotos e notícias sobre o andamento das obras, além dos avisos  sobre as interdições de ruas, também veiculados nas rádios locais. Para tirar mais dúvidas a respeito, o telefone (32) 3379-2921, está a disposição dos moradores.

Texto/VAN: Emerson William
Colaboração/VAN: Emerson Alves