No próximo sábado (08), São João del-Rei celebrará 305 anos de história. Fundada em 1713, e inicialmente com o nome de “Vila São João del-Rei” recebeu este nome em homenagem ao Dom João V, rei de Portugal, e ao seu fundador, o bandeirante Tomé Portes del-Rei.

Popularmente conhecida como “cidade dos sinos”, foi considerada, em 2007, a “capital brasileira da cultura” pelo Ministério da Cultura e, em 2017, a “cidade mais hospitaleira do país” pelo site de reservas Airbnb. O município também já foi palco de acontecimentos importantes para a história do Brasil, como a “Guerra dos Emboabas”, motivada pela corrida do ouro no período colonial e é a terra do ex-presidente Tancredo Neves e Joaquim José da Silva Xavier, o herói nacional Tiradentes. Atualmente com 89 mil habitantes (censo IBGE 2016) é a cidade-polo da região das Vertentes.

O aniversário da cidade será celebrado durante o mês de dezembro com diversas atividades abertas ao público, confira a programação:

01/12: Carreata com o Papai Noel às 09 horas, saindo da avenida 31 de Março (em frente ao posto Barra 10), em direção ao Largo Tamandaré onde terá a Casinha de Natal que será o Coração Natalino da Cidade. O Papai Noel atenderá ao público do dia 01 ao dia 09, das 14h às 18h; do dia 10 ao dia 16, das 14h às 20h; do dia 17 ao dia 24, das 14h às 22h.

01/12 ao 26/12: Rua de Lazer com brinquedos, pipoca, algodão doce e o Papai Noel, no Largo Tamandaré. Os brinquedos estarão disponíveis nos finais de semana e a partir do dia 21 todos os dias, e o Papai Noel nos horários acima citados.

01/12: “Minas ao Luar” no Largo do Rosário, a partir de 21h, com a Orquestra Ouro Preto tocando as músicas da banda inglesa The Beatles.

07/12: Lançamento da APL Regional de Artesanato e móveis rústicos a partir das 17h, no Teatro Municipal, com exposição de artesanatos locais nas galerias do Teatro.

08/12: “Alvorada” com a Banda Municipal Santa Cecília às 6h, no Largo do São Francisco de Assis.

08/12: Apresentação de Chorinho dos alunos do Conservatório no Coreto, na avenida Presidente Tancredo Neves, às 9h.

08/12: Haverá o trenzinho Maria Fumaça, com saída de SJDR em direção a Tiradentes, às 17h30, com valor de R$25,00 (ida e volta), para moradores de SJDR mediante uma cota pré- determinada, pois está sujeito a lotação. Para turistas e/ou não-moradores, o valor permanecerá normal (R$70,00).

08/12: Na estação ferroviária, às 18h30, ocorrerá a inauguração da iluminação de Natal e apresentação de dança da Cia de Dança PC e Edna, ao retornar do trem.

13/12: Apresentação do Coral da Escola Municipal Maria Teresa, às 20h, em frente à escadaria do teatro.

18/12 a 23/12: Feira de Artesanato Noturna na Praça da Estação, das 18h às 22h, a abertura ficará por conta de uma apresentação da Banda Municipal.

15/12: Piquenique Solidário no Cras do bairro Matosinhos com brincadeiras e lanches para as crianças, das 14h às 17h.

16/12: Concerto de Natal da ASAP, às 20h, na Capela da Santa Casa.

18/12: Apresentação de Natal pelo coral da ASAP às 14h, no Albergue Santo Antônio.

20/12: Trem Noturno com o Papai Noel e, na volta, apresentação da Banda Municipal e Coral da ASAP. A saída será às 18h30 e o retorno previsto para às 20h30.

23/12: Apresentação das Baterias das Escolas de Samba de São João del Rei no Largo do Carmo, a partir das 19h.

Texto/VAN: Emerson William
Imagem/VAN: Thauana Gomes