Com o jeitinho mineiro único de ser, o município destacou-se devido ao carisma e aconchego que os sanjoanenses oferecem aos seus visitantes

Cidade histórica mineira, contemplada pela arquitetura barroca que lembra  o charmoso estilo colonial  do século XVIII, São João del-Rei é um lugar rodeado pela cultura, arte e história. Situada em região predominantemente montanhosa, a do Campos das Vertentes, a “cidade dos sinos” fica a 185 km da capital mineira e foi considerado o município mais hospitaleiro do país de acordo com o  Airbnb.

O Airbnb foi fundado em Novembro de 2008 em São Francisco, na Califórnia. O site permite aos indivíduos alugar parte de sua própria casa ou o todo como aposento. Nele, há uma plataforma de busca e reservas entre as pessoas que oferecem as acomodações e o turista que busca pela locação. A abrangência é de mais de 500 mil anúncios em mais de 35.000 cidades em 192 países.

7 (2)
A igreja São Francisco de Assis é cartão postal da cidade. – Foto/VAN: Yasmim Nascimento

O maior website de compartilhamento de lares do mundo, divulgou uma lista com as cidades mais hospitaleiras do Brasil. Para chegar ao ranking dos 10 destinos mais receptivos e acolhedores do país, a plataforma avaliou as classificações cinco estrelas creditadas pelos usuários aos anfitriões nos últimos 12 meses.

Para o guia turístico belo horizontino  Marcos Rocha, que está na área a 24 anos, além das atrações turísticas e dos eventos promovidos na cidade, o  jeitinho mineiro dos sanjoanenses foi o que destacou a cidade. “Esse jeito aconchegante foi o responsável por essa classificação. O sanjoanense acolhe muito bem seus visitantes. Estão sempre alegres e sempre de bem com a vida.”

As estudantes Sthefane Striker e Jordana Gonçalves dizem sentir orgulho por pertencerem a São João del-Rei, devido a tudo o que a cidade representa, sua história e beleza que remonta a época do ciclo do Ouro, antes mesmo da chegada da família real. “É muito bom saber que as pessoas são gentis umas com as outras, porque o mundo está tão corrido e violento! É bom saber que a cidade em que você mora tem essa preocupação com o próximo.” afirma Gonçalves. “Além de tratar bem às pessoas, as festas tradicionais daqui como o Carnaval e a Semana Santa são um grande atrativo para o turismo.” salienta Striker.

Shopia Jales, estudante natural de Belo Horizonte, conta que para um universitário sair de sua cidade para outra, desconhecida, é sempre difícil, mas que sentiu na pele a hospitalidade de São João del-Rei que tornou essa transição muito mais fácil e  acha merecido o título à cidade. “Eu me senti muito em casa ao mudar-me pra cá. O que acho muito singular daqui é que as pessoas estão sempre prontas para ajudar, te conhecendo ou não. Você conta algum problema a um lojista ou vizinho e eles já te indicam lugares e pessoas a quem recorrer.” afirma

20604709_1087312161404371_8460175041374603106_n
As igrejas no estilo barroco são grande atrativo para os turistas. – Foto/VAN: Yasmim Nascimento

Para Jales, além do fator econômico, o ranking traz benefícios ainda maiores para a cidade. “Essa visibilidade pode trazer um olhar mais cuidadoso dos órgãos públicos para a cidade. Temos um patrimônio cultural muito rico aqui  que não é cuidado da devida maneira. Talvez eles tomem mais cuidado restaurando onde precisa e promovendo mais eventos culturais nesses espaços.” Salienta.

Ocupando o segundo lugar do ranking do site encontra-se o município de Penha, localizado no litoral norte de Santa Catarina e em terceiro lugar Teresópolis no Rio de Janeiro. São João del-Rei registrou um acrescimento de 145% nas chegadas de hóspedes durante o ano de 2016 e de 124% no número de anúncios na plataforma no mesmo período, mostrando assim, que essa classificação foi bem aceita pelos brasileiros e que a charmosa cidade dos Sinos é um lugarzinho “Bão dimais da conta”!

Texto/VAN: Yasmim Nascimento
Fotos/VAN: Yasmim Nascimento