O Prefeito Helvécio Reis promete não interferir nas decisões tomadas pelo Conselho Municipal de Esporte e Lazer. Segundo ele, esse forum deve ser deliberativo e desenvolver políticas públicas para o esporte em São João del – Rei. Com esta declaração, durante a a 1ª Conferência Municipal de Políticas Públicas de Esporte e Lazer, realizada recentemente no Anfiteatro do Campus Dom Bosco, Helvécio Reis espera que esta instância decida “os caminhos do município na área do esporte e que os conselheiros orientem as melhores decisões em prol da cidade.”    
O evento reuniu vários membros da sociedade ligados ao esporte, tais como representantes das artes marciais, de esportes coletivos e presidentes dos clubes da cidade, além de membros do legislativo. Por meio desse encontro, buscou-se a apresentação de propostas e projetos para alavancar as políticas públicas de esporte.
O Prefeito Helvécio Reis frisou a importância do esporte para a cidade ao declarar que  o evento foi um marco no setor. Acrescentou ainda que “é muito difícil realizar eventos esportivos em São João del – Rei por conta de falta de infraestrutura, além de que as lideranças de esporte não caminham juntas por questões políticas”, pontuou. Por isso mesmo, Reis espera “que se crie um cronograma de debates que aproxime essas vertentes para unificar as ideias, fazendo do esporte uma saída para diminuir a violência”, conclui.
Durante a Conferência também ocorreu a votação entre as frentes para se eleger o corpo do Conselho Municipal de Esporte e Lazer para o próximo biênio. Sobre essa eleição, o prefeito afirmou que os candidatos devem apresentar propostas e políticas publicas com total autonomia dos Conselheiros.
Composto por 17 membros, sendo sete representantes do poder público e dez integrantes da sociedade civil organizada, o Conselho Municipal de Esporte e Lazer se constitui em um órgão vinculado à Prefeitura, que atua como suporte para a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Presidido por Gustavo Misson, o grupo deveria se reunir mensalmente para discutir propostas para a melhoria das politicas de esportes na cidade. “Infelizmente, estamos passando por uma falta de frequência dos conselheiros nas reuniões, o que impossibilita que a gente concretize a reunião,  pois não forma o quorum; e, como nosso regimento exige um quorum  mínimo, acabamos nos reunindo, discutindo as propostas, mas não podemos registrar em ata”, explicou Misson.
Durante o encontro, os debates enfatizaram também a importância dos clubes sociais de São João del – Rei para o desenvolvimento do esporte. Entretanto, o secretário de esportes e lazer da cidade Pedro Leão afirmou que essas entidades não mantêm uma relação de união com a prefeitura, tendo em vista suas dívidas de IPTU com a receita federal.  Para solucionar esse problema, o secretário propôs o Projeto “Amigo do Esporte”. Segundo Leão, “a ideia, é criar uma contrapartida social, através do cadastro único da assistência social daqueles comprovadamente mais pobres, e que essas pessoas sejam atendidas por projetos sociais utilizando-se das instalações dos clubes. Sendo assim, os clubes se isentam de pagar o imposto, além de terem suas dívidas anistiadas. Estamos fechando o convênio para ano que vem”, explicou Leão.
O presidente do Athletic Cláudio Gonçalves, por sua vez, disse que os clubes deveriam se unir com a Prefeitura e a Liga Desportiva para que sejam criadas políticas públicas voltadas para o esporte, visando sempre impulsionar a cidade. “As instituições têm sofrido para regularizar a situação dos seus campos”, relata o presidente. Segundo ele, os clubes têm que se unir mais, pois o acidente de Santa Maria fez com que a regularização dos estádios se tornasse mais complicada. “No Athletic, por exemplo, já gastamos cerca de 20 mil reais e a expectativa é de que sejam gastos 150 mil para que esse campo se adeque às normas vigentes da legislação para conseguir o Auto de Avaliação do Corpo de Bombeiros (AACB)”, finaliza.
VAN/Jéssica Loures e Léo Oliveira
Foto: Jéssica Loures

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.