Mara Nogueira

No último sábado, a Avenida Presidente Tancredo Neves, no Centro de São João del-Rei, foi tomada pela presença de vários cães e seus donos. O motivo que levou os animais para a rua foi a 6ª Cãominhada Ecológica, que encerrou a programação da semana do Meio Ambiente na cidade. O evento é realizado pela Sociedade protetora de Animais de São João del Rei e tem como objetivo chamar atenção para os problemas ecológicos, além de incentivar a adoção e a solidariedade para com os animais abandonados.

Mara Nogueira, presidente da Associação de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, conta que a Cãominhada Ecológica já é uma tradição anual, porém esta é a primeira vez em que o evento tem auxílio da Prefeitura, fator de grande importância para a instituição. A Presidente da instituição informa ainda que há, em São João del-Rei, cerca de dezessete mil animais domésticos, sendo que cinco mil  deles vivem abandonados nas ruas.

Sobre a forma como a população pode contribuir, Mara diz que os moradores podem ajudar ao apadrinhar um animal de rua, dando-lhe ajuda financeira para castração e cuidados médicos, sendo enfatizada a importância de não se abandonar um animal. 

A presidente da sociedade ressalta também que “a sociedade não é destinada apenas aos cães e gatos, como muitos pensam, e sim a todos os animais”. “Temos como exemplo capivaras, macacos-prego, um gavião e um urubu, que também foram amparados pela Associação”, afirma Mara Nogueira.

Participação popular

Luciene Viana estava dentre as centenas de pessoas que compareceram ao evento. Embora tenha participado pela primeira vez da Cãominhada, já estava familiarizada com a iniciativa, tendo já participado de eventos parecidos em Brasília. “A iniciativa da Cãominhada é uma forma muito interessante de tratar sobre o meio ambiente”, afirma.

Jefferson Resende, que também participou do evento, elogia a proposta, pois, segundo ele, “é interessante e ressalta os benefícios de se ter um animal de estimação, aconselhando todos a adotar animais abandonados”. Ele também afirma que já ajudou a Associação, conseguindo um lar para animais abandonados.

Vice-prefeita Cristina Lopes marca presença na Cãominhada

O evento também contou com a presença da vice-prefeita e Secretária Municipal de Políticas Urbanas e Meio Ambiente de São João del – Rei, Cristina Lopes. Ela afirma que o Plano Municipal de Resíduos Sólidos não estava sendo cumprido conforme a Lei Federal da Política Nacional de Resíduos Sólidos – 12.305 de 02 de agosto de 2010, e que a administração municipal pretende atender às exigências da lei.

Também é meta da prefeitura o planejamento e a execução de ações que promovam a sustentabilidade ambiental, o que irá refletir na qualidade de vida de toda a municipalidade. A vice-prefeita ressalta ainda o compromisso da populalação para com a sustentabilidade, especialmente quanto à coleta seletiva. Cristina Lopes adianta que, por isso, foram planejadas diversas ações para a semana do Meio Ambiente. Entre essas ações está a iniciativa São João Sem Carro, que diminuiu o tráfego no Centro da cidade e, consequentemente, a poluição.

Além da semana do meio ambiente, a Prefeitura irá fazer diversos seminários e eventos para informar à população as mudanças e melhorias ambientais que ocorrerão ao longo do tempo.

VAN/Sthefani Ortiz, Clara Varginha, Ana Martins, Gabriel Alves
Foto:Clara Varginha

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.