Na última sessão ordinária do mês de Setembro, da Câmara Municipal de São João del-Rei, sete projetos foram votados e seis aprovados; foram propostos cinco do poder executivo e dois do legislativo, conforme divulgação  no site oficial da Câmara (camarasaojoaodelrei.com.br)

Um dos projetos do legislativo proposto pelo vereador Rodrigo Deusdedit sugere a criação do Dia Municipal do Surdo, na mesma data em que é celebrado o Dia Nacional do Surdo (26 de Setembro). Segundo o vereador autor do projeto, a necessidade da criação desta lei surgiu de demanda da Associação dos Surdos de São João del-Rei, com o objetivo de implantar esta celebração para divulgar e agregar valor `a inserção dos deficientes auditivos na vida da cidade. “Às vezes eles tem a condição, querem trabalhar mas, as pessoas ainda os recebe como coitados”, afirmou Deusdedit.

O outro projeto proposto pelo vereador Robson Zanola  sugere que sejam expostos em bares, restaurantes e hotéis avisos de que o pagamento  da gorjeta de 10 % é  opcional. De acordo com  Zanola, sua experiência como garçom somada a alguns constrangimentos como consumidor deram sustentação para a realização do projeto; São João tendo como um dos pilares da economia o turismo, deve explorar essa prática no cotidiano, acredita. 

Os  demais projetos propostos pelo poder executivo foram: transferência de recursos para a Associação Atlética São Caetano (nº 6721), tendo esse duas abstenções dos vereadores Robson Zanola (DEM) e da vereadora Jânia Costa (PROS); crédito especial e subvenção social ao Figueirense Esporte Clube (nº 6726); autorização de auxilio financeiro à Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (nº 6724), da quala cidade de São João Del Rei faz parte. Outro projeto do executivo foi o de instituição de seguro para estagiários no âmbito da administração direta ou indireta da Prefeitura (Nº 6725), bem como a autorização de suplementação de dotação orçamental fiscal vigente (Nº 6728). Todos os projetos propostos pelos executivos foram aprovados, somente o projeto Nº 6725  teve sua votação adiada para a próxima reunião.

Para o presidente da casa, Antônio Carlos Fuzzato, “a atual gestão conseguiu aproximar da população o acesso à Câmara para visitação guiada, assim como a criação do Parlamento Jovem e da Escola do Legislativo, com palestras e debates”.

As reuniões acontecem semanalmente às terças-feiras a partir das 16 horas; são transmitidas ao vivo pela internet através do site da Câmara e divulgadas pela TV da cidade, pelas redes sociais e pela rádio. Excepcionalmente nesta terça (30) não haverá reunião, sendo a próxima sessão no dia 07 de Outubro. 

Texto: VAN/Claudia Maria,
Carolina Colombi e Vanessa Vicente.
Foto: Reprodução Facebook/ Câmara Municipal de São João del-Rei

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.