Edital foi publicado no dia primeiro de julho

11825058_733668550070425_7506573729228525631_n

Em 300 anos de história, a Câmara Municipal de São João del-Rei nunca havia realizado um concurso público. Esse fato tomou novos caminhos com o edital que foi lançado no dia primeiro de julho de 2015.

O presidente da Câmara, vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto, se considera feliz por ser o responsável pela legislatura que viabilizou tal acontecimento. Segundo o vereador, desde quando assumiu seu mandato e o cargo de Presidente da Casa, queria uma Câmara independente da Prefeitura e o concurso é mais um passo para isso.

Para Fuzatto a importância desse concurso é muito grande, pois com ele a câmara terá funcionários próprios e não mais funcionários emprestados pela prefeitura. De acordo com ele, o número de vagas foi decidido após um estudo de possibilidades que foi realizado.

Diversos cursinhos preparatórios para este concurso já começaram suas atividades, a ONG atuação oferece aulas a preços acessíveis. Ricardo Alves, professor de noções de informática, explica que a maioria dos cursinhos viraram um luxo, devido aos altos custos. Segundo Alves, a ideia dos preços populares veio para dar oportunidade a quem não tem dinheiro para investir, mas deseja se preparar.

Ricardo ainda contou que a procura pelo curso é boa, mas que mais importante que isso, é o interesse dos que estão participando. O professor contou que todos estão bastante animados e empenhados em participar, e que a maioria procura pelo cargo de assistente administrativo, em que a escolaridade pedida é de ensino médio completo.

A estudante Patrícia Barreto, que vai prestar o concurso para a vaga de auxiliar administrativo, contou que esse vai ser o primeiro concurso que irá realizar e que, além do interesse na vaga disponibilizada, se interessa também na experiência dada pela preparação para a prova.

O concurso terá suas inscrições abertas no dia 14 de setembro e vai até dia 13 de outubro. A prova de múltipla escolha será no dia 15 de novembro e os horários variam de acordo com o cargo pretendido. Os salários variam de R$1.360,89 a R$ 3.486,73, esse último sendo para o cargo de Administrador e Contador.  Há vagas para Advogado, Contador, Administrador, Analista de Controle Interno, Auxiliar Administrativo e Assistente Administrativo, de acordo com o edital publicado no site www.exameconsultores.com.br .

TEXTO/VAN: CAROLINA COLOMBI

FOTO: ANA CLARA ABREU