Projeto foi realizado no último final de semana

Ciclovia para uso dos cicilistas

Começou, no último final de semana, a Semana Nacional do Trânsito em São João del-Rei e, aproveitando a data, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) promoveu, entre os dias 19 e 20 de setembro, o “Bike na Leite”, projeto que tem como principal objetivo interligar os três campi da UFSJ na cidade sede com uma ciclovia, facilitando, assim, a locomoção, não só dos estudantes, mas de toda população adepta às bicicletas.

“Os alunos sempre pedem para fazer projetos de ciclovias, pois muitos utilizam suas bicicletas para se locomover. Por isso, propusemos esse estúdio para discutir a questão da mobilidade especificamente e propor um projeto de rota cicloviária para a cidade. Além disso, São João del-Rei já possui a cultura da bicicleta”, explicou a professora que coordenou o projeto, Clarissa Campos.

Ciclovia na Av. Leite de Castro

O estúdio não só promoveu um novo e temporário espaço para os ciclistas, mas também se preocupou em obter avaliação dos são-joanenses. A estudante de Arquitetura, Isabelle Furtado, faz parte do estúdio e estava colhendo esses dados.

“Um dos objetivos do “Bike na Leite” foi ver a aceitação dos moradores, pois nós da Universidade nos sentimos no dever de propor uma relação de benefício mútuo. Para isso, exemplificamos a ciclovia na Avenida Leite de Castro, mas o projeto completo abrange os campi da UFSJ e outros bairros, como Tejuco e Matosinhos”.

Além da participação do prefeito, Helvécio Reis, a vereadora Lívia Guimarães também compareceu ao evento.“Como vereadora e como cidadã, eu acho uma iniciativa muito importante, porque muitos são-joanenses têm a cultura de andar de bicicleta e é importante que sejam realizados esses projetos pra que possamos ver a demanda”. Ela ainda completou dizendo que a cidade de São João del-Rei é umas das  cidades que tem o maior número de carros por habitantes e que uma ciclovia seria uma boa forma de conscientização. O projeto teve o apoio da Prefeitura, da Câmara, da Polícia Militar e do Conselho Municipal de Trânsito.

Montagem da Ciclovia

TEXTO/VAN: ANA LUIZA FONSECA E RAFAELA DOMINGUETI