Paróquia recebeu milhares de fies nas festividades ao padroeiro do bairro de Matosinhos 

Foto- Fecebook Santuário de Matosinhos

Fiéis e devotos do bairro de Matosinhos se uniram mais uma vez pra homenagear o santo padroeiro no tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos. As comemorações do jubileu, que começaram no último dia 4, terminaram na segunda, 14, dia em que a paróquia recebeu um grande público. 

As celebrações em honra ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos começaram no início do século XVIII, quando a imagem do santo chegou ao então povoado, vinda da cidade portuguesa de Matosinhos. E foi graças à imagem, que o bairro ganhou esse nome, como contou o Vigário Paroquial, Padre Sérgio França: “Foi a imagem que deu nome ao antigo povoado, que hoje é esse grande bairro que temos aqui”.

A festa ganhou ainda maior destaque depois que a igreja recebeu o título de santuário, como explica França: “O Papa que dá o título de santuário ao lugar aonde as pessoas vão como peregrinos, buscando esse momento de graça para a própria vida, a igreja tendo reconhecido essa daqui como um santuário fez com que ela ganhasse uma importância maior e a festa crescesse ainda mais ao longo dos anos”.

França ainda ressalta que a celebração além de movimentar o bairro, também tem grande abrangência na cidade de São João, “Bom Jesus faz parte da identidade de São João del-Rei, pela história dessa imagem que deu nome, deu um colorido a piedade, a vivência da fé do povo da cidade”.

A tradicional festa em homenagem ao padroeiro do bairro foi aguardada com grandes expectativas pelos moradores, como explicou Maria Rosária de Abreu que faz parte da paroquia: “É uma festa que a gente aguarda muito, principalmente quem é de Matosinhos, nós sempre esperamos que seja uma festa muito bonita e participativa”.

A religiosidade familiar presente em toda São João del-Rei contribui com a passagem para as novas gerações da importância das festividades em nome do santo, como conta Tienne Nascimento, que mora no bairro desde que nasceu: “Minha família é muito religiosa e devota do Bom Jesus, então com certeza isto me influenciou na minha fé e na minha participação ativa nas festividades da paróquia”.

Para a moradora do bairro Fábricas, Cristiane Oliveira, a religiosidade da família também influenciou a participação na festa: “Minha família é muito religiosa e dá exemplo de fé sempre. Com certeza a educação que recebi de meus pais me influenciam hoje a buscar ser uma pessoa melhor e estar unida à eles em oração”.

Segundo Pe. Sérgio, o momento em que o descimento da imagem do Senhor Bom Jesus para que essa possa percorrer as ruas da comunidade foi e é um dos momentos mais bonitos da festa, já que nesse momento o santo vai de encontro aos fiéis: “Durante o ano, as famílias vêm visitar o Bom Jesus e nesse dia o Bom Jesus vai visitar as famílias”.

Dia do descimento da cruz foi um dos mais aguardados pelos fiéis
Dia do descimento da cruz foi um dos mais aguardados pelos fiéis

Solenidades do grande dia

O dia de maior festividade em honra ao Senhor Bom Jesus de Matozinhos, que foi realizado na última segunda, começou cedo com alvorada festiva, aos sons de sinos, fogos e música, rito que voltou ser celebrado ao meio dia. Durante o dia, foram celebradas três missas. E o momento maior aconteceu à tarde, quando milhares de pessoas tomaram as ruas para a procissão em homenagem ao santo.

 

 

TEXTO/VAN: CLÁUDIA MARIA

FOTOS: FACEBOOK SANTUÁRIO DE MATOSINHOS

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.