Equipe da Escola Estadual Jaime Ferreira Leite se destacou na competição estadual

Bianca Aparecida (771) representou Itutinga na competição

A equipe de atletismo da Escola Estadual Jaime Ferreira Leite, da cidade de Itutinga, foi destaque entre as escolas do Campo das Vertentes na etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). A escola conquistou o 3º lugar no módulo I Feminino da competição, que aconteceu entre 3 e 8 de agosto na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro.

Com três anos de atividades, o grupo que representou Itutinga em Uberaba, vem ganhando prestígio em diversas competições nas mais diversas áreas do atletismo. Na etapa estadual do JEMG, em Belo Horizonte, disputada em julho de 2013, a equipe conquistou o 7º e também o 5º lugar. Era a primeira competição da equipe e, para o treinador e professor, Josinei Heitor Barbosa, “isso já nos deixou bastante satisfeitos pelo pouco tempo que tínhamos começado” comenta.

CRIA Itutinga

Equipe CRIA Itutinga

O CRIA Itutinga (Centro Regional de Iniciação ao Atletismo) é uma extensão de um projeto da Universidade Federal de Lavras (UFLA), que teve seu início em 2013, quando um professor da Universidade esteve em Itutinga para garimpar futuros atletas. Desse garimpo, o professor Fernando de Oliveira selecionou algumas crianças que demonstraram talento para o esporte. Atualmente o centro conta com 20 esportistas mas, segundo Josinei, já passaram por lá cerca de 300 atletas.

“A maioria das crianças vêm de família pobre, e eu acredito que o esporte pode mudar a vida delas. Os dois treinadores se dedicam e fazem com que o trabalho seja reconhecido tanto pelos pais das crianças, que depositam sua confiança em nós, quanto de toda a população da cidade” afirmou a Secretária de Esporte e Lazer de Itutinga, Janaína Aparecida Raimundo dos Santos.

O projeto conta com apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itutinga, que fornece material, uniformes e transporte para que os adolescentes possam ir até Lavras para treinamentos na UFLA. “A Secretaria de Educação entrou com os projetos “Mais Educação” e “Atleta na Escola”, e com isso temos uma aproximação do esporte com a escola”, contou a professora do projeto, Aryanne Andrade. “E a gente também exige que os meninos tenham boas notas e bons comportamentos, tanto na escola quanto em casa.” completou Josinei.

“Eu entrei com 12 anos, e desde então estou aqui. É uma família pra mim, os treinos me ajudaram muito em casa e na escola, quando tenho algum problema lá, venho pra cá e converso com eles, que me aconselham muito.” contou a velocista Bianca Aparecida Gomes, de 14 anos.

Atletismo

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas como o salto, arremesso, e a mais conhecida, a corrida. Normalmente é praticado em estádios com estrutura apropriada para cada tipo de prova a ser executada. No caso de maratonas, como a do Rio, que são mais extensas, se utilizam as vias públicas. “É um esporte mais individualista, pois requer do atleta dedicação” explica Aryanne. Neste ano, o esporte foi o que mais recebeu competidores no JEMG, com 1614 inscritos.

Confira o saldo da participação da equipe de Itutinga na Etapa Estadual dos JEMGs:

MÓDULO I (12 a 14 ANOS)

3º Lugar no Revezamento 4x75m feminino, arremeso de peso feminino, 75m rasos feminino e salto em altura feminino

5º Lugar – Lançamento de dardo feminino

MÓDULO II (15 a 17 ANOS)

5º Lugar – Salto em altura feminino, saltro triplo masculino e revezamento medley feminino.

7º LUGAR – 100 metros com barreiras feminino

TEXTO/VAN: ANDREZA DE CÁCIA