A fim de amenizar os sofrimentos da doença, a Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (ASAPAC) de São João del-Rei criou a campanha Desapega Rapunzel, que visa obter doações de cabelo para a confecção de perucas, que serão doadas a pacientes que estão passando por quimioterapia.

“Nosso principal papel é ajudar os pacientes a enfrentar as limitações que a doença impõe, mas quaisquer medidas que façam diminuir as frustrações são de grande ganho. O cabelo é, para a sociedade, um símbolo de identidade, e perdê-la pode gerar uma dificuldade de manter as relações sociais”, ressalta a psicóloga da  ASAPAC, Stael Luiza Resende.

A organizadora da campanha e funcionária da ASAPAC Natália Venância relata que a intenção era que a campanha durasse apenas um dia, no qual um cabeleireiro voluntário realizaria os cortes.
“Nosso primeiro passo foi conseguir um profissional que realizasse os cortes e produzisse as perucas. Uma voluntária apareceu e nós marcamos o evento que, para a nossa surpresa, teve que se estender pelo dia seguinte”, afirma a organizadora.
O evento aconteceu no mês de abril, mas a coleta de material continua. Segundo a ASAPAC, quase 200 doações já foram realizadas. Ainda assim, precisa-se de mais doações, pois são necessários cerca de quatro, para fazer uma peruca de tamanho pequeno.
Hoje a ASAPAC conta com 134 inscritos de São João del-Rei e cidades vizinhas, em sua maioria mulheres. Dentre elas está Clarice Alves, que será uma das primeiras a receber a doação. “Eu estou com uma expectativa muito grande, pois tive alergia à peruca sintética. Espero que muitas pessoas depois possam doar, para que outras, assim como eu, possam ser beneficiadas”, finaliza a paciente.
  
Matéria: Artur Caldas e Camilla Silva
Foto: Divulgação/ASAPAC

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.