Artista são-joanense supera depressão e realiza sua primeira exposição na cidade 

 

O Museu Regional de São João del-Rei recebe entre os dias 12 de abril e 13 de maio a exposição “Um olhar através das cores”, da artista plástica Silvana Lee. A inauguração contou com uma “Manhã de Pintura”, na qual Silvana e o também artista Pedro Metamorfose demonstraram técnicas utilizadas em seus trabalhos através de uma pintura que se encontra no museu.

A exposição é a primeira da artista e é composta por quadros que enfatizam o barroco de São João del-Rei e cidades da região. Silvana, que teve seu primeiro contato com arte aos 19 anos, afirma que começou a pintar porque sofria de depressão. Ao conhecer uma senhora artesã, Maria do Carmo, que frequentava a mesma igreja, Silvana começou a ter aulas de pintura uma vez por semana. “Eu nem tinha tanto interesse na pintura. Mas eu gostei da ideia porque eu teria alguém pra conversar e me ajudar”, afirma. Nos dois anos que se seguiram, Silvana seguiu as dicas e truques ensinados por Maria e aprendeu a pintar em panos de prato, toalhas e fronhas. Através da arte, Silvana aos poucos foi capaz de lidar com a depressão.  

Silvana usou tinta acrílica e a óleo nas telas da exposição. – Foto/VAN: Isabela Souza Roldão

Alguns anos mais tarde, conheceu Pedro Metamorfose pelo facebook. Ao ver as telas em suas postagens, fez contato e começou a ter aulas com ele aos domingos, durante o período de um ano. Foi então que aprendeu a pintar em tela e madeira, com todo tipo de material: “Nem sempre tinha muito recurso. Qualquer coisa que ele tinha em casa a gente usava para pintar”. Após expandir seu campo, Silvana começou a trabalhar em uma loja de artesanato onde pintava telhas e ficou lá por um ano.

A internet sempre lhe proporcionou a oportunidade de, além de divulgar seu trabalho, conhecer outros artistas e suas obras. Entre eles Nelson Molina, artista plástico de Sorocaba com quem Silvana mantém contato e recebe dicas de como melhorar seus quadros.

Ao se desenvolver como pintora e artesã, Silvana escolheu o Lee para compor seu nome artístico por ser fã do ator norte-americano Bruce Lee.

Usar a arte para ocupar sua mente foi a maneira que Silvana encontrou para superar a depressão. – Foto\VAN: Isabela Souza Roldão

As obras da sua primeira exposição eram originalmente destinadas a uma pousada na cidade de Tiradentes. Ao desistirem do projeto, Silvana foi capaz de se inscrever e ser selecionada para expor as obras no Museu Regional. Ela pretende se engajar em novos projetos e em breve realizará sua segunda exposição, com uma temática diferenciada.

 

Texto\VAN: Isabela Souza Roldão
Foto\VAN: Isabela Souza Roldão
Colaboração: Isadora Jales e Filipe Reno

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.