Por Ana Júlia Barbosa e Lívia Fernandes

No último dia 27, os assistidos da Assistência Social da APAE de São João del-Rei, apresentaram uma encenação da paixão de Cristo em comemoração à Páscoa.

Os envolvidos fizeram um lindo teatro contando a passagem bíblica. Na ocasião, o Coordenador de Esporte e Lazer, João Bosco, nos contou que sempre em datas comemorativas eles realizam atividades com os usuários para que eles compreendam melhor o tema proposto. 

Ele também nos relatou que é feito de uma forma que todos possam participar, independentemente de suas condições, já que tudo é pensado para ser acessível. “Se o garoto não está conseguindo fazer tal parte, a gente troca ele e coloca em um papel que ele ficará mais confortável e conseguirá realizar”. Ele também falou sobre como foi pensado a execução da peça: “Eu vou narrando e falando a eles o que precisa ser dito, já que somente um sabe ler, então como eu vou guiando, eles conseguem realizar todas as falas. E a gente ensaia muito com eles”.

O Educando de Artes, Desenho e Pintura José Guilherme explica a importância da realização de uma peça teatral: “Eu gosto de colocar eles para fazer teatro, porque assim eles perdem a timidez, é importante para eles”. Além disso, o professor nos conta da alegria que é para os assistidos fazer arte: “Eles chegam todos felizes perguntando: ‘Mestre, o que tem de novo, o que vamos fazer?’, sempre estão muito abertos a novas ideias”.

Com ajuda dos colaboradores, os usuários realizaram uma encenação incrível. Eles refletiram e, principalmente, se divertiram com a peça, ficando à vontade e empolgados para a celebração. 

Assista a cobertura da VAN deste evento!