O espaço está sendo criado para beneficiar a formação dos(as) filhos(as)  dos elementos em processo de recuperação.

A Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de São João del-Rei está desenvolvendo o projeto de uma brinquedoteca dentro de seu espaço, para atender os(as) filhos(as) dos(as) recuperandos(as). O objetivo da iniciativa é possibilitar maior interação entre pais e filhos. Para a consolidação do projeto precisa-se do apoio da comunidade com doações de brinquedos de todos os tipos, já que a inauguração está prevista para o dia 09 de setembro.

Segundo Rafaella Vieira, assessora de comunicação da Apac, o projeto  visa “preencher uma lacuna na vida da criança, lacuna que infelizmente tem a carga negativa do cárcere em evidência”, explica. Ela também afirma que desejam “apresentar um mundo necessário para todas as crianças, um mundo de alegrias, de possibilidades, de brincadeiras saudáveis”.

A unidade são-joanense existe há dez anos e trabalha na reinserção social de condenados, auxiliando na redução da criminalidade no município. Como entidade civil sem fins lucrativos, dedica-se à criação de novas oportunidades, oferecendo diversas atividades que favorecem a readaptação do indivíduo na sociedade. Portanto, “a ideia é criar um espaço itinerante, que transita entre a Apac masculina e feminina, objetivando assim, incluir todas as crianças que vem às visitas”, salienta a assessora.

A ideia surgiu a cerca de um mês como sugestão da estagiária de Serviço Social da Apac, Andressa Oliveira Lima Barbosa. A estudante viu a necessidade de se trabalhar com as crianças durante as visitas sociais, já que elas passam muito tempo sem atividades. Assim sendo, percebeu a possibilidade de se trabalhar a família como um todo por meio da brinquedoteca, operando como um espaço de interação, leitura, conhecimento e cultura.

Todos os funcionários estão participando da realização do projeto sob a coordenação de Andressa Barbosa. “É importante ressaltar que a organização e zelo pelos brinquedos será de responsabilidade dos recuperandos, especificamente do diretor artístico de cada regime que compõe o Conselho de Sinceridade e Solidariedade – CSS”, explica  Rafaela Vieira.

A associação está recebendo doações de brinquedos novos ou em bom estado, livros infantis, jogos pedagógicos, mesas e cadeiras para crianças, além de materiais para colorir e desenhar. Os donativos podem ser entregues na sede da entidade na  BR-265, Km 295, 5, Bairro Vila Jardim São José (Trevo do Bonfim). Entretanto, caso não haja a possibilidade de ir até lá, é só entrar em contato pela página do facebook ou pelo email setorservicosocailapac@gmail.com,  para que os responsáveis recebam as doações no local combinado. O prazo para fazer as doações vai até a última semana do mês de agosto.

O  espaço vai funcionar aos domingos, durantes as visitas sociais que acontecem no período das 8h às 17h, sendo que todos os regimes terão alguma atividade. “Além dos brinquedos doados, vamos chamar pessoas que trabalham com crianças e que estejam disponíveis para fazer algum tipo de trabalho voluntário”, ressalta Vieira. Assim sendo, ṕessoas que gostam de trabalhar com crianças como contadores de histórias, palhaços e animadores também são  bem vindas para incrementar as atividades no local.

Texto/VAN: Lara Aquino
Foto/VAN: Divulgação/Apac

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.