Entre os dias 21 e 26 de maio, Andrelândia foi tomada pelo espírito esportivo. A cidade foi sede da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) 2012, evento que faz parte do projeto Minas Esporte do Governo do Estado, podendo participar as escolas com alunos dos ensinos fundamental e médio. O evento contou com a participação de 17 cidades que fazem parte da Secretaria de Educação Regional de Barbacena e envolveu competições de futsal, voleibol, handebol, basquete e xadrez.
      A abertura oficial dos jogos foi realizada no dia 21, animada pela banda São Pio X, pela apresentação de dança dos alunos da APAE de Andrelândia e pelo desfile das delegações participantes dos jogos. Depois de acesa a tocha olímpica, a semana do JEMG foi oficialmente aberta pelo prefeito de Andrelândia, Samuel Fonseca.
      Os jogos foram marcados por competições acirradas, integração entre os atletas e contou com a presença de torcidas animadas. Andrelândia se destacou no futsal: as equipes masculinas conquistaram medalhas de ouro nos módulos I e II e estão classificadas para a etapa regional. O jogador João Tadeu de Oliveira garante que a vitória foi merecida: “A gente treinou muito pra conquistar essa etapa. E que venha o regional agora”. O espírito do JEMG não está somente em ganhar, mas em participar deste campeonato socializador, como destaca a torcida de Barroso.
      Durante os dias de competição os atletas de outras localidades tiveram à disposição veículos disponibilizados pela prefeitura, para se deslocarem dentro do município e ficaram alojados nas escolas da cidade, que contaram com serviço de segurança 24h. Professores, diretores e demais funcionários das escolas trabalharam em conjunto para oferecer conforto e segurança aos jogadores. A professora Márcia Queiroz fez questão de destacar a importância do campeonato: “O JEMG é o evento de maior importância para os jovens, eles são incentivados a praticarem esportes e ficam longe de coisas ruins, como as drogas”.
      Depois de jogos eletrizantes, descontração e integração entre os atletas a etapa microrregional do JEMG foi encerrada no sábado, 26, com o show de pop rock da banda Loucomotiva. Segundo Fernanda Aparecida, analista educacional de educação física da Secretaria de Educação Regional de Barbacena, a cidade apresentou uma ótima estrutura para a realização de eventos esportivos: “Andrelândia possui uma boa organização e tem de tudo para sediar a etapa regional, é um exemplo a ser seguido pelos demais municípios.”. E para o argentino e organizador do JEMG, Jorge Godoy, Andrelândia foi uma das melhores sedes que participou desde quando entrou nos jogos em 2005.
      O Secretário Municipal de Educação, Ronildo Francisco Agapito de Souza, revela sua vontade compartilhada com a população andrelandense: “Espero que o JEMG possa voltar à Andrelândia”.
      Reportagem e fotos: Caroline Araujo.
      Confira outras imagens em:
      http://www.flickr.com/photos/van_imagens/sets/72157629940774180/

Para copiar e reproduzir qualquer conteúdo da VAN, envie um e-mail para vanufsj@gmail.com, solicitando a reportagem desejada. É simples e gratuito.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.