Neste fim de semana, os alunos do Núcleo de Arte e Sustentabilidade, programa de extensão da Universidade Federal de São João del – Rei (UFSJ) que atua em diversas comunidades promovendo vivências artísticas, visando ampliar o debate sobre a sustentabilidade, apresentam o espetáculo “Vidas Insustentáveis”, às 20h, no Solar da Baronesa.

De acordo com o diretor do Programa de Extensão e professor do curso de Teatro Adilson Siqueira, o evento é uma “performance comunitária ecopoética” que dialoga com os principais temas que configuram o conceito de Sustentabilidade, a saber: Justiça Social, Autodeterminação, Cultura de paz, Democracia, Qualidade de vida e Meio Ambiente.

Ele afirma ainda que os alunos membros do Programa realizaram, ao longo do ano de 2012, vivências, exercícios e debates que levaram à criação cênica construída a partir destes temas, relacionados com a comunidade onde vivem, tendo como resultado uma obra que discute problemas enfrentados pelos alunos, crianças e jovens entre 8 e 14 anos.

Segundo Adilson Siqueira, as oficinas foram conduzidas pelos Arte-vivenciadores Comunitários e pelos bolsistas do Programa Camila Ribeiro e Genilson Ferreira, além de Victor Góis, colaborador voluntário do Programa.

“Já estamos há um ano trabalhando com o espetáculo. O interessante é que tudo foi feito por eles, só demos uma organizada. Apesar de ser amador, a expectativa é ótima.”, comenta Genilson.

O resultado é uma “performance em movimento”, em que o público é conduzido pelos próprios atores para o local onde ocorrerão as cenas. A estreia é nessa sexta, 28, e vai até o domingo. A entrada é franca.

VAN/Mayara Mateus
Foto: Mayara Mateus