Os estudantes Raquel Lopes e Thallysson Alves, do curso de Comunicação Social- Jornalismo da UFSJ, ficaram em segundo lugar no 4º Prêmio Escola Superior do Ministérios Público da União (ESMPU) de Jornalismo Universitário. Foram premiados com uma viagem até Brasília, onde receberão 3 mil reais.

“Ficamos sabendo do edital, pelos e-mails que a Coordenadoria enviou a todos os alunos. A matéria tinha que se adequar ao tema: “A atuação do Ministério Público da União no combate à improbidade administrativa e à corrupção”. “Encontramos uma pauta e trabalhamos nela” conta Thallysson.

Os alunos, que cursam o quinto período, apontaram algumas dificuldades que ocorreram ao decorrer da produção da matéria até seu envio. “Organizar a matéria de forma simples e interessante foi uma das dificuldades por ser um tema extenso que deve ser bem abordado. Para isso, contamos com a orientação do professor Ivan Vasconcelos. Outra dificuldade foi o tempo, mas essa é comum na vida dos jornalistas” declarou Raquel.

Um dos critérios de obrigatoriedade do concurso era a matéria ser veiculada em jornal laboratório da instituição de ensino dos estudantes, que aproveitaram do Programa de Extensão – Vertentes Agência de Notícias – VAN/UFSJ do curso, para publicarem. “A equipe VAN nos deu um grande apoio nos ajudando com a postagem da matéria no prazo certo”, contou Raquel.

Segundo os alunos, a professora Alessandra de Falco foi fundamental pra cumprir os prazos, com respeito aos documentos necessários pra enviarem. “A premiação é uma vitrine para os demais alunos do curso, pois agora, com o exemplo do trabalho do Thallyson e da Raquel, acreditam que podem investir em outros prêmios e projetos fora da sala de aula, mas com a ajuda dos professores”, explica a professora de Falco.

A coordenadora do curso de Comunicação Social da UFSJ, Vanessa Maia, destaca a importância de um prêmio como esse para o curso. “O prêmio torna o curso conhecido academicamente e passa a ser visto com o mesmo nível de excelência de outros cursos de jornalismo já renomados”, pondera.

“A dica é correr atrás sempre. A importância maior é o aprendizado e experiência que se ganha. Assim todos têm a oportunidade de já começar a trabalhar na área e chance real de ganhar qualquer prêmio“ segundo Thallysson.

VAN/ Rhafaela Resende; Lis Maldos