A 3ª edição da campanha, que visa a valorização da vida e a prevenção ao suicídio, conta com o apoio da Prefeitura Municipal, Polícia Civil, setores da saúde e da Universidade do Estado de Minas Gerais unidos em prol da vida

O setembro amarelo é uma das estratégias de marketing para divulgação de questões de saúde pública mais bem sucedidas no Brasil. A escolha, que remete ao dia 10, por ser o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, caracteriza o mês em luta pela prevenção ao ato que atinge, segundo relatório de 2017 do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil brasileiros/ano. Em Barbacena, o principal evento em relação a data ocorrerá no próximo dia 22, no centro da cidade, com a promoção de uma grande Ação Social pela Vida proporcionada pela prefeitura da cidade em parceria com a Polícia Civil e toda a população.

A campanha, que se iniciou ainda em 1994 com a ação dos pais de um jovem americano, Mike Emme, que tirou a própria vida dirigindo seu carro amarelo -o que originou, posteriormente, a cor da campanha-, só chegou ao Brasil em 2015, através de ações do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em Brasília – capital. Já no ano seguinte, diversas regiões do país reafirmaram a necessidade do debate acerca do tema e abraçaram a causa.

 Em Barbacena, a campanha chega a sua 3ª edição neste ano com o apoio de importantes setores da saúde, como o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que estão diretamente vinculados à população e se envolveram para agregar ajuda à mobilização. Além disso, a UEMG estreia este em parceria com a organização de um seminário de valorização da vida e prevenção ao suicídio, que acontecerá no dia 29/09 na sede da universidade.

O auge da campanha, este ano, será no dia 22, na Praça dos Andradas, com diversas manifestações artísticas e culturais. Miguel Junno é uma das personalidades a frente dessas manifestações e afirma que “a intenção em agregar eventos musicais e artísticos de modo geral, além de promover bem estar, é apresentar uma alternativa, uma possibilidade de reencontro com a vida pelo prazer do envolvimento com a arte, e colocar as pessoas para se repensarem através de apresentações temáticas inspiradas em estudos científicos sobre o assunto.”

Ações do Setembro Amarelo 2017 na praça central de Barbacena. Foto/VAN: Arquivo assessoria de comunicação PCMG

Além disso, 15 escolas de Barbacena, entre estaduais e municipais, receberão a palestra “Setembro Amarelo: quebrando o tabu”. O resultado é que “o Setembro Amarelo torna a questão do suicídio mais visível e quebra as barreiras que faziam com que as pessoas não falassem sobre o assunto”, diz Thays Cristina, membro da assessoria de comunicação da Polícia Civil, que participa da campanha desde sua 1ª edição; o que tem impacto direto na questão da prevenção e na redução dos casos regionais de tentativas contra a própria vida. “O diálogo salva vidas, uma conversa honesta tem o poder de manter vivo quem já havia desistido da caminhada e conseguir fazer com que as pessoas se abram e falem sobre isso é a maior das nossas conquistas.” diz Thays.

Quem pode oferecer e quem precisa receber ajuda está convidado a se juntar aos eventos vestindo amarelo e dando força à causa. Quem busca apoio pode procurar, ainda, uma Unidade Básica de Saúde, onde poderá ser encaminhado para um especialista, a unidade mais próxima do Caps (Centros de Atenção Psicossocial) ou ligar gratuitamente, a qualquer hora do dia ou da noite, para o número 188, em que será atendido, com total anonimato, por um voluntário capacitado para prestar apoio emocional.

Texto/VAN: Raphaela Ferreira e Lays Fortes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.