As academias são “febre” no Brasil desde a década de 80, auxiliando pessoas na busca pelo “corpo perfeito”. O que muita gente desconhece são os benefícios que ela fornece também à mente.
Segundo a personal trainner da academia Physical Form Franciani Andréa Sacramento, formada em Educação Física, os praticantes geralmente estão em busca de uma boa forma física, enquanto outros vão à academia devido a problemas de saúde, em casos de indicações médicas. Ela conta que as modalidades procuradas são diversas, de acordo com a média de idade  e o sexo.
“Mulheres, por exemplo, em geral se dirigem às atividades aeróbicas, em busca de emagrecimento ou mesmo a fim de desestressar. Já os homens, que geralmente pretendem ganhar “massa magra”, partem para a musculação. Porém, a maioria deles estão apenas em busca de um corpo bonito, com exceção dos idosos, que praticam esse esporte para obter hábitos mais saudáveis e viver melhor”, diz a personal.
Aline Guimarães, aluna da academia, revela que a atividade física tem ajudado muito em sua saúde e em seu desempenho no dia a dia. Ela afirma que “o esporte me deixa mais bem humorada e  já proporcionou uma melhora na minha postura” . Já a estudante de Jornalismo e Direito Amanda Magalhães diz que “a falta de exercícios físicos atrapalha meu desempenho nos estudos e  nas noites de sono”.
Maria Pilar Gonçalves, estudante de Economia, comenta que manter a atenção em atividades físicas “liberta” a mente dos problemas cotidianos, portanto é uma maneira de relaxar. Segundo ela, “ao mesmo tempo em que você relaxa, você está cuidando do seu corpo”. Outro ponto que a estudante ressalta é a importância de as pessoas idosas praticarem exercícios. “No horário em que eu faço academia, 80% das pessoas que estão lá são idosas e percebo que a academia não frisa somente a busca pelo “corpo perfeito”, mas também os cuidados com a saúde”, declara.
Pesquisas revelam que bem estar e atividade física estão diretamente conectados. Com usuários de todas as idades, as academias são as provas vivas de que um exercício físico pode auxiliar muito na vida humana, em todos os sentidos.
VAN/Wanda Diniz e Brunno Santos
Foto: Wanda Diniz