Feijoada beneficente marca mais de meio século de memórias.

O Lar de Idosos Abrigo Tiradentes completa no próximo mês 64 anos de história. A instituição, localizada na cidade de mesmo nome, é responsável por fornecer amparo à idosos acima de 60 anos. Para a celebração, o Abrigo realizará uma feijoada beneficente no dia 2 de setembro, que conta com uma palestra e oportunidade de visita ao local após o almoço.

Inaugurada em 1954, a entidade nem sempre abrigou apenas idosos. De acordo com Alcione de Araújo Braga, auxiliar administrativa do Lar de Idosos, muitas pessoas que possuíam alguma vulnerabilidade foram recebidas pelo Abrigo ao longo do tempo e permanecem lá desde então. “Alguns idosos estão aqui desde 1970. Eles chegaram novos, mas não possuíam família e foram acolhidos”, declara. Atualmente, isso não acontece mais com tanta frequência, embora ainda haja exceções.

O Lar de Idosos conta com uma nova sede, mais completa e pronta para atender as necessidades dos moradores. Lá, uma horta permite que as refeições sejam feitas com produtos orgânicos, além de trazer uma renda ao Abrigo por meio da venda de legumes e verduras que não serão consumidos.

Para se manter, a instituição recebe apoio significativo da comunidade, segundo Alcione Braga. “Nós recebemos muitas doações durante as campanhas”, alega. O Abrigo também conta com um benefício da Prefeitura de Tiradentes, que, juntamente com as colaborações, ajuda a amparar a entidade.

Mercês Aparecida Rodrigues, 54, mora no Abrigo há dois meses e afirma que tem gostado muito. “As pessoas que trabalham aqui são todas muito boas”, enfatiza. A enfermeira Daiane Antônia Costa trabalha na instituição há um ano e meio e declara que a função é desafiadora, mas traz muito aprendizado. “É uma experiência diferente, pois nunca havia trabalhado com idosos antes”, completa.

A celebração dos 54 anos do Abrigo acontecerá na Fraternidade Espírita Caminho da Luz, na rua Alberto Paulucci, 67,  a partir das 10h30. Os ingressos serão vendidos em breve pelo valor de R$ 15,00. Para mais informações, ligue (32) 3355 – 1229.

Texto/VAN: Isabela Souza Roldão
Foto/VAN: Isabela Souza Roldão e divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.