Controle populacional de cães, formas de ação e ajuda foram apontados durante evento

FOTO/VAN: Camille Gallo

O abandono e maus tratos de animais já levantaram diversas discussões em nosso cotidiano. Pensando nisso, na tarde de ontem (21), aconteceu o VI Workshop Amigos de Quatro Patas, no Campus Tancredo Neves. Alunos da Universidade Federal de São João del – Rei (UFSJ) e profissionais foram convidados a discutirem sobre o tema “Saúde Pública: As Zoonoses e o Controle Populacional de Cães”.

Após a abertura com a apresentação do programa de extensão do curso de Zootecnia, “Controle Populacional dos Cães de Rua do Município de São João del-Rei” – Ana Caroline, da vigência de 2016 do projeto Amigos de Quatro Patas, expôs sua experiência sobre o projeto desenvolvido em sua cidade.

FOTO/VAN: Camille Gallo

Houve também um espaço para que os representantes do projeto Amigo de Quatro Patas e conversassem com os participantes acerca da importância de se cuidar dos animais e do recorrente abandono que muitos cães sofrem quando seus donos os deixam em suas casas no período de férias.

Adriano Nogueira, estudante do curso de Zootecnia da UFSJ, destaca a importância de se discutir sobre o tema retratado. Para ele, o abandono de animais é um agravante que permeia em muitas cidades e que precisa ser debatido. “Uma maneira de alertar as pessoas que não veem o abandono como um problema, mas como um acaso qualquer”, acrescentou, lembrando da importância de eventos como esse.

Encerrando o Workshop a professora Josilene Nascimento Seixas, do Departamento de Ciências de Saúde da Universidade Federal de Lavras apresentou em sua palestra o tema “Cães de Abrigos e o Papel da Universidade”.

Parque Francisco de Assis

Josilene Seixas, veterinária e professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) desde 2010, coordena há 3 anos, o projeto “Parque Francisco de Assis”. O projeto sem fins lucrativos é um canil que abriga 500 cães na cidade de Lavras e que tem como intuito levar os alunos da universidade para atuarem como voluntários no Parque.

FOTO/VAN: Talita Tonso

Durante sua palestra, Josilene apresentou o projeto e ressaltou os benefícios que o trabalho voluntário acarretou na população. Além de gerar um estímulo para os estudantes da Universidade, a ação voluntária serve também como implementação acadêmica para os estudantes envolvidos.

A professora ressaltou a importância que a Universidade pode ter para com os animais. Para ela “a meta principal é a vontade de querer ajudar, de cada cidadão querer fazer um pouco e de conscientizar a comunidade acerca do problema”. De acordo com ela, a cidade se sente amparada quando vê a universidade fazendo alguma coisa pelo problema que é do município.

Projeto Amigo de Quatro Patas

FOTO/VAN: Camille Gallo

Flávia Trevor é um das organizadoras do workshop e conta que o principal objetivo do Amigo de Quatro Patas é a realização do controle populacional de cães através da cirurgia de castração e da feira de adoção. O projeto visa também a conscientização populacional acerca do abandono de animais e a situação pela qual a cidade passa.

Em São João del-Rei existem cerca de  7mil animais abandonados. Esse número foi levantado pelo projeto, e trouxe à tona a falta de conscientização e conhecimento da população sobre esses dados. “E o que a gente mais tenta fazer é que as pessoas se conscientizem a não abandonar”, aponta Flávia.

O projeto que já castrou mais de 500 animais desde 2011, e reuniu no VI Workshop pessoas e projetos semelhantes ao Amigos de Quatro Patas. A intenção, de acordo com Flávia, era gerar inspiração e a conscientização do maior número de pessoas.

TEXTO/VAN: Camille Gallo