Os jovens são quem participam mais ativamente da maior parte das manifestações na história do Brasil e do mundo. O último grande protesto realizado no país ocorreu em junho de 2013, começando em São Paulo. A causa recebeu apoio não só de brasileiros, como também de pessoas de todas as partes do mundo. Em São João del-Rei, alunos do curso de Jornalismo se uniram e criaram o grupo “Protesto SJDR”, com o objetivo de apoiar as manifestações através de uma cobertura colaborativa nas redes sociais, a fim de informar a população sobre os protestos em tempo real.

A estudante Stephanne Fernandes (19), uma das colaboradoras da equipe “Protesto SJDR”, diz que o movimento jovem em São João del-Rei se mostrou essencial e bastante forte. Para ela, isso ficou claro quando obtiveram respostas rápidas a alguns pedidos feitos à prefeitura. “Passamos a cobrir as manifestações postando fotos e notícias do que estava acontecendo naquele exato momento. Além disso, cobrimos todos os demais eventos que discutiam o assunto, nesse mesmo esquema”, explica a estudante.

Segundo Stephanne, “os jovens não devem ser alvo de repressão, pois estão chamando a atenção da sociedade e despertando reflexões sobre a busca de melhores condições de vida e até de direitos sociais, além da democracia”.

Jovens ao redor do mundo se uniram em prol dos protestos, motivando as pessoas a saírem às ruas. O alemão Robert Schwank (19), quis participar da manifestação em Mainnheim, na Alemanha, com o intuito de apoiar o Brasil. “Mesmo com a mídia manipulada que existe hoje, conseguimos saber de tudo através de sites como o Facebook. Cerca de 70 pessoas, na maioria jovens, estiveram presentes no protesto em Mainnheim”, conta.

O estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Andrey Assis (20), participou da manifestação que ocorreu em Dublin, Irlanda. Segundo o jovem, tudo ocorreu de forma pacifica. “A Irlanda sempre foi um país aberto a qualquer tipo de manifestação. Os organizadores tiveram uma conversa bem aberta e simples, apenas passando os horários e mostrando qual era a nossa intenção. Escolhemos a principal rua de Dublin e fizemos a concentração neste local. Foram aproximadamente 1.800 pessoas e permanecemos por cerca de 3 horas e, ao final, todos agradeceram o apoio e comportamento da policia”, relata.

VAN / Fernanda Rezende
Foto: Tadeu Canavez