Marlon Bruno de Paula            02 de  Abril de 2012 |  De São João del Rei

Primeiro pronunciamento do Papa Francisco/ Foto: blog.cancaonova 
No dia 13 de março, os fieis conheceram o novo Papa, o arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, eleito com o nome de Francisco, sendo o primeiro jesuíta e latino americano a assumir o papado.

Em São João Del-Rei, cidade marcada por intensa religiosidade, a eleição do papa Francisco foi recebida com entusiasmo pelo Bispo da Diocese do municípío. Dom Frei Célio de Oliveira Goulart relata a reação positiva da igreja com a nomeação do novo pontífice. “Uma reação de alegria e de acolhimento muito grande com a pessoa do Papa Francisco. O primeiro momento de aparição do papa, assim que eleito, despertou em nós, que (Francisco) é uma pessoa acolhedora, alegre, feliz e comunicativa”, ele afirma.

O novo papado promete trazer novidade à frente de atuação da igreja, com a renovação da estrutura política, como acredita o católico e estudante de jornalismo Vinícius Borges Gomes. “A eleição de um papa latino-americano aponta para uma Igreja mais missionária e mais voltada para os pobres. É um sinal de que outras vozes devem ser ouvidas e que o povo católico do terceiro mundo será mais acolhido. Além disso, tem uma dimensão política, pois rompe com uma estrutura antiga, que sempre teve um europeu a frente da cúria romana.”
O Bispo Dom Frei Célio também concorda que haverá mudanças com a eleição do primeiro Papa não europeu, com mais participação e estreitamento das relações do Vaticano com a igreja no Brasil e na America Latina. “Creio que vai alterar muito, pois o papa Francisco certamente terá colaboradores e assessores que possa sair daqui dos países da America latina.” relata o Bispo.

Em 28 de fevereiro, o Papa Bento XVI deixava o Vaticano e se refugiava na residência de verão do chefe da Igreja Católica, na pequena comuna de Castel El Gandolfo. Foram 14 dias de sé vacante (sem papa) até a reunião do conclave e a votação do novo nome que iria assumir a frente da Igreja.

Semelhanças com João Paulo II

Existem especulações sobre algumas semelhanças do Papa Francisco com o Papa João Paulo II, um dos papas mais populares e carismáticos da história católica, segundo o jornalista do Departamento Diocesano de Comunicação, Alisson Reis. “Essa busca por semelhanças ao Papa João Paulo II se justifica pela grande saudade deixada pelo carisma e simpatia que ele despertou nos católicos. Acho que o Papa Francisco também demonstra um pouco desse carisma e alegria, mas ele terá um papado único, diferente de todos, até mesmo por sua origem latina americana e formação franciscana.” conta.
Segundo o Bispo Dom Célio, a associação existe pela forma que o atual papa se apresenta, já que o Papa João Paulo era um grande comunicador para grande parte da população por onde passava. Em relação a Francisco, o bispo ressalta: “percebemos que ele tem essa facilidade de comunicação e simplicidade de uma pessoa que está muito próxima do povo. A exemplo do papa João Paulo”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.