Por Sarah Resende

São João del-Rei (MG) receberá, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2024, a quinta edição do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro. Com entrada gratuita, o evento contará com uma programação diversificada: shows, palestras e oficinas voltadas para o instrumento de cordas e sua importância cultural. Entre os destaques, estão apresentações de artistas como Cissa do Cavaco, Leo Matheus, Raphael dos Santos, Henrique Cazes, Carlos Chaves, Bruna Takeuti e Betinho Melodia, em locais históricos da cidade.

As atividades irão ocorrer em três localizações: Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, Teatro Municipal, e Galeria Adro+. A programação, além dos shows, oferece oficinas conduzidas por renomados cavaquinistas, permitindo o intercâmbio de diferentes estilos e influências musicais.

O destaque desta edição são os cursos de curta duração, como a “Oficina da Música Universal”, com Raphael dos Santos, e a “Oficina de Choro”, conduzida por Carlos Chaves, ambas com vagas limitadas e sem custos. No dia 1º de novembro, Henrique Cazes, cavaquinista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será uma das atrações principais no palco do Teatro Municipal.

Apresentação musical na quarta edição do Festival.
Apresentação musical na quarta edição do Festival Memórias do Cavaquinho Brasileiro. Foto: Renato Campos.

Origem e legado

Iniciado em 2018 pelo músico e pesquisador Pedro Cantalice, o projeto Memória do Cavaquinho visa investigar e preservar a história do instrumento no país. Desde 2022, o festival tornou-se um ponto de encontro para instrumentistas de renome, como Mestre Siqueira, Jayme Vignoli, Luciana Rabello, Ronaldinho do Cavaquinho, Alceu Maia e Wanderson Martins.

Além das atividades presenciais, o projeto mantém um acervo digital com entrevistas, gravações raras, partituras e textos acadêmicos, servindo como referência para músicos e pesquisadores nacionais e internacionais. O idealizador destaca que o festival ultrapassa a música, promovendo a união e o intercâmbio cultural entre os participantes.

“A partir da prática do instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito e potência humana. Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro, um reflexo dessas virtudes em três dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações, apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades”, afirma.

Apresentação musical em grupo na última edição do festival.
Apresentação musical em grupo na última edição do festival. Foto: Renato Campos

Programação do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro

  • Quinta-feira, 31 de outubro

19h: Sarau com Cissa do Cavaco e Leo Matheus, no Solar da Baronesa

Sexta-feira, 1º de novembro

  • Sexta-feira (1º de novembro)

14h Oficina da Música Universal com Raphael dos Santos, no Solar da Baronesa

20h Show com Henrique Cazes, no Teatro Municipal

  • Sábado (2 de novembro)

15h Oficina de Choro com Carlos Chaves, no Adro+ Centro Cultural

17h30 Sarau com Bruna Takeuti e Betinho Melodia, no Adro+ Centro Cultural

Serviço

Para mais informações, acompanhe o perfil oficial no Instagram (@memoriadocavaquinhobrasileiro)  ou acesse o site: www.memoriadocavaquinho.com.br