Entre notas e cordas: O Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro chega à sua 5ª edição
Por Sarah Resende
São João del-Rei (MG) receberá, entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro de 2024, a quinta edição do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro. Com entrada gratuita, o evento contará com uma programação diversificada: shows, palestras e oficinas voltadas para o instrumento de cordas e sua importância cultural. Entre os destaques, estão apresentações de artistas como Cissa do Cavaco, Leo Matheus, Raphael dos Santos, Henrique Cazes, Carlos Chaves, Bruna Takeuti e Betinho Melodia, em locais históricos da cidade.
As atividades irão ocorrer em três localizações: Centro Cultural da Universidade Federal de São João del-Rei, Teatro Municipal, e Galeria Adro+. A programação, além dos shows, oferece oficinas conduzidas por renomados cavaquinistas, permitindo o intercâmbio de diferentes estilos e influências musicais.
O destaque desta edição são os cursos de curta duração, como a “Oficina da Música Universal”, com Raphael dos Santos, e a “Oficina de Choro”, conduzida por Carlos Chaves, ambas com vagas limitadas e sem custos. No dia 1º de novembro, Henrique Cazes, cavaquinista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, será uma das atrações principais no palco do Teatro Municipal.
Origem e legado
Iniciado em 2018 pelo músico e pesquisador Pedro Cantalice, o projeto Memória do Cavaquinho visa investigar e preservar a história do instrumento no país. Desde 2022, o festival tornou-se um ponto de encontro para instrumentistas de renome, como Mestre Siqueira, Jayme Vignoli, Luciana Rabello, Ronaldinho do Cavaquinho, Alceu Maia e Wanderson Martins.
Além das atividades presenciais, o projeto mantém um acervo digital com entrevistas, gravações raras, partituras e textos acadêmicos, servindo como referência para músicos e pesquisadores nacionais e internacionais. O idealizador destaca que o festival ultrapassa a música, promovendo a união e o intercâmbio cultural entre os participantes.
“A partir da prática do instrumento aprendi muito sobre generosidade, força, respeito e potência humana. Na mesma direção está o Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro, um reflexo dessas virtudes em três dias de evento: um festival de fraternidade e alegria na companhia de artistas amigos de diferentes gerações, apresentando uma diversidade de histórias e sonoridades”, afirma.
Programação do Festival Memória do Cavaquinho Brasileiro
- Quinta-feira, 31 de outubro
19h: Sarau com Cissa do Cavaco e Leo Matheus, no Solar da Baronesa
Sexta-feira, 1º de novembro
- Sexta-feira (1º de novembro)
14h Oficina da Música Universal com Raphael dos Santos, no Solar da Baronesa
20h Show com Henrique Cazes, no Teatro Municipal
- Sábado (2 de novembro)
15h Oficina de Choro com Carlos Chaves, no Adro+ Centro Cultural
17h30 Sarau com Bruna Takeuti e Betinho Melodia, no Adro+ Centro Cultural
Serviço
Para mais informações, acompanhe o perfil oficial no Instagram (@memoriadocavaquinhobrasileiro) ou acesse o site: www.memoriadocavaquinho.com.br