Museus adotam programação especial anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, no dia 18 de maio. FOTO: Portal do Instituto Brasileiro de Museus/Divulgação

Na última segunda (16), teve início a 14ª Semana Nacional de Museus. Segundo o Portal do Instituto Brasileiro de Museus, 1.236 museus e instituições culturais brasileiras confirmaram sua participação no evento, incluindo os museus de São João del-Rei e Tiradentes. A programação inclui cerca de 3.700 atividades em todo o Brasil.

A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para celebrar o Dia Internacional de Museus, comemorado hoje, 18 de maio. Durante o período, os museus são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) a adotarem uma programação especial. O tema escolhido para este ano foi “Museus e Paisagens Culturais”. Proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), a temática também será assunto da 24ª Conferência Geral do ICOM, em julho, em Milão.

Relações com a comunidade

O objetivo da Semana Nacional é fortalecer e dar visibilidade aos museus e promover maior envolvimento com a comunidade. A imagem escolhida pelo Instituto Brasileiro de Museus para ilustrar o tema é a obra “Pipas”, de Cândido Portinari. Segundo informações do Portal do IBRAM, a paisagem ilustrada na obra,  ao ar livre e com pipas no céu, sugere uma relação entre a cultura e o território.

O coordenador da ação educativa do Museu Padre Toledo, em Tiradentes, Jardel Santos, explica a importância da Semana para atrair pessoas ao museu. “Funciona como um chamariz, um incentivo àquelas pessoas que não têm o costume de visitar museus, talvez por ainda terem uma visão de museu como ‘local de velharias’. O público que visita os museus, especialmente em eventos dessa natureza, é um público participativo, curioso, despertado pelo diferente”, afirma.

A historiadora Edna Resende acredita que eventos como este contribuem significativamente para divulgar e valorizar as coleções dos Museus. “A preservação da cultura material e imaterial, da memória coletiva e o conhecimento da história de um povo garantem o fortalecimento de seus laços identitários”, diz.

Programação

Exposições, oficinas e visitas guiadas estão programadas para Semana Nacional. Santos conta que o Museu Casa Padre Toledo está realizando atividades que convidam os participantes a aguçar os sentidos sobre a cidade. “Seja por meio do olhar, com a exposição virtual “Tiradentes sob olhar tiradentino” ou por meio da audição, com a oficina “Deriva sonora”. É possível conceber ações diversas junto às comunidades, fortalecendo laços e atuações com suas paisagens culturais”, explica.

O chefe de Serviços, Diego Garcia, do Museu Regional de São João del-Rei esclarece que a exposição “Reflexos da Cidade” está sendo promovida em comemoração a 14ª Semana de Museus do Instituto Brasileiro de Museus. “A temática da exposição dialoga com o propósito da Semana que é Paisagens Culturais. Nessa mostra, Kiko retrata a paisagem urbana de São João del-Rei e revela novos ângulos e perspectivas da cidade histórica.”, afirma.

A programação completa de São João del-Rei e Tiradentes pode ser encontrada no site oficial do Portal do Instituto Brasileiro de Museus.

TEXTO/VAN: Elaine Maciel