O Dia dos Professores começou com Dom Pedro I em 1827, que percebeu a importância da educação e instaurou o Ensino Elementar no país. Eram tempos difíceis para a educação e o decreto estava distante da realidade. Mais de 100 anos depois, professores do interior de São Paulo decidiram que a profissão merecia reconhecimento e em 1963 a data foi oficializada através de um Decreto Federal.

Desde então, o dia 15 de outubro celebra essa profissão. Entretanto, nos demais dias do ano, aumenta o número de professores sofrendo com a violência nas escolas e a desvalorização crescente por parte da sociedade. A política faz descaso, muito discurso e pouca prática. O salário desestimula. O desrespeito vira moda. E ainda há corajosos dispostos a ensinar.

Em meio à um país fragilizado, a educação é um caminho a ser seguido para a construção de uma sociedade mais justa. Por isso devemos ser gratos aos nossos mestres.  Também não podemos deixar que os dilemas da profissão superem a paixão de ensinar. Neste Dia dos Professores, é preciso lembrar com carinho do esforço e dedicação que eles empenham para que nós possamos ter sucesso.

Aos professores, nosso muito obrigado!

Texto/VAN: Isabela Souza Roldão
Arte/VAN: Vexels/Thauana Gomes

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.