Turmas de Fotojornalismo participam de expedição fotográfica em Bichinho

Atividade contou com a orientação da Profa. Kátia Lombardi e auxílio do técnico do Laboratório Fotográfico, Marcius Vinícius Barcelos, além da monitoria

O distrito Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho, sediou a quinta edição do Cartografias da Primavera, no último sábado, dia 05. A atividade visa explorar a região do Campo das Vertentes, sendo também uma possibilidade de confraternização entre estudantes, professores e comunidade.

A iniciativa de realizar o passeio surgiu de uma necessidade da disciplina “Linguagem Fotográfica”, ainda da antiga grade curricular: visto que o curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ é oferecido no turno da noite, foi percebida a demanda de fazer uma atividade diurna e fora da sala de aula.

Neste ano, participaram do Cartografias, não só os alunos da disciplina de Fotojornalismo, mas também estudantes de outros períodos que já participaram de antigas edições e até mesmo, discentes de outros cursos da instituição.

Para Júlia Morais, estudante do 2º período que não conhecia o vilarejo, a expedição foi surpreendente. “O lugar é muito bonitinho e dá vontade de tirar foto de tudo! Cada cantinho daria uma fotografia muito legal”, afirma. Ela completa dizendo que foi encantador perceber a beleza em um lugar tão simples, mas que tem muito a contribuir.

A professora e organizadora do evento, Kátia Lombardi, também avalia a quinta edição do Cartografias da Primavera: “Mais uma experiência maravilhosa! Este ano, pela primeira vez, conseguimos o ônibus da universidade, o que possibilitou um número maior de participantes e o deslocamento até Bichinho”.

O pós-evento

Depois de praticarem a fotografia em um ambiente externo, inicia-se a segunda parte da atividade, agora, no âmbito acadêmico. As fotos produzidas serão exibidas e passarão por um concurso.

Retrospectiva do evento

Nas edições anteriores do Cartografias da Primavera, as turmas visitaram a Trilha do Carteiro (2015); a parte histórica de Tiradentes (2016); a Cachoeira do Mangue (2017) e a rota não-turística de Tiradentes (2018).

Texto: Arthur Raposo Gomes

Fotos: Marcius Vinícius Barcelos e Kátia Lombardi