Cine Debate do 5a. Cultural aborda identidades de gênero
A 5a. Cultural, programa de Extensão do curso de Jornalismo da UFSJ, realizou mais um Cine Debate, evento que promove discussões sobre temas polêmicos a partir da exibição de filmes à comunidade acadêmica e ao público em geral. O evento aconteceu ontem, 23, no Centro Cultural da UFSJ. Foi a vez de conversar sobre a LGBTTFobia, identidades de gênero, violência e desrespeito às diferenças.
O público assistiu a dois documentários: Bichas e O Segredo dos Lírios. O primeiro curta mostra o ponto de vista das “bichas” e o processo que viveram para se assumirem para a família, amigos, até sentir orgulho de sua própria identidade. Já, em o Segredo dos Lírios, são as vozes de três mães que contam como foi a trajetória em que suas filhas se assumiram como lésbicas.
Depois da exibição, o mestrando e professor da rede pública de ensino, Weverton Andrade apresentou também um pouco do seu trabalho, sobre Estudos Queer, Identidade de Gênero e Diversidade Sexual, e destacou as dificuldades que vivem professores e alunos dentro das escolas, pelo conservadorismo e incompreensão de pais ou educadores. Weverton também mantém uma página de Drag queen, em que exibe fotos, notícias e manifestos.
Nos dois curtas são mostradas histórias de superação e aceitação, mas na prática o que ainda ocorre é estranhamento e intolerância. O estudante de História Rafael Teodoro defendeu que é preciso que mais produções sejam feitas mostrando não apenas cenários de peso e sofrimento mas que se coloque maior naturalidade às histórias destas pessoas, trabalhando, estudando, construindo suas famílias, de forma que se afirme cada vez mais: “Nós somos, nós existimos nessa sociedade”.
Rafael também é membro do coletivo Os Invertidos (visite e curta a fanpage!), que busca “uma forma mais artística, informal e divertida de debater questões sobre a sexualidade e relações de gênero”.
Quem participou do debate, saiu, sim cheio de dúvidas. É preciso admitir cada vez mais nossos desconhecimentos para buscarmos maior compreensão. Por isso, não perca o próximo debate: fica de olho na Cultura do 5a.!
Texto e Imagens: Dani da Gama
Apoio: Rafael Teodoro
Weverton Andrade