Através da reciclagem de materiais em suas obras, a artista leva a cultura são-joanense para Bienal, em Portugal.

Zélia Mendonça é uma artista contemporânea que cria universos lúdicos em suas obras através de objetos comuns do dia a dia. Natural de São João del-Rei, ela é uma das convidadas da 40º Bienal de Cerveira, em Portugal.

Ao falar de sua trajetória, ela conta que cresceu em meio à arte, brincando com os irmãos nos depósitos dos pais que eram antiquários.Trabalhando diretamente com a reciclagem e ressignificação, suas composições retomam o artesanato familiar e as transformações que ela pode gerar na cultura.

Zélia é uma das artistas convidadas da 40º Bienal de Cerveira, em Portugal. (Foto/VAN: Zélia Mendonça)

A arte que veio do berço, também esteve presente em sua carreira. Mendonça foi produtora por muito tempo, o que lhe proporcionou o contato com grandes artistas; assim, o envolvimento com a área se deu de forma natural. Sua primeira exposição aconteceu em 2015, na cidade de Tiradentes. Desde então, Zélia tem levado um pouco da arte são-joanense para diversos eventos da comunidade artística local pelo mundo. “Acredito que meus conterrâneos vivem comigo minhas conquistas e alegrias quando levo nossa cultura para outros lugares”, declara.

As obras de Zélia envolvem diversos materiais que recebem novas significações. (Foto/VAN: Zélia Mendonça)

. Quando questionada sobre como sua carreira pode inspirar artistas locais, ela afirma que as dificuldades são muitas quando se decide viver de arte:

– “Encontramos desafios em todas as atividades, mas quando fazemos com amor o que escolhemos, os degraus são menores”.

Zélia Mendonça espera poder contribuir de alguma forma com a sua comunidade artística. Atualmente, ela está desenvolvendo um projeto de oficina para crianças da Escola Estadual Iago Pimentel, localizada no Tejuco. Além disso, ela realiza estudos sobre a influência que os trabalhos artísticos desempenham sobre a coletividade e possui planos para criar projetos dedicados especialmente às mulheres.

Texto/VAN: Isabela Souza Roldão
Foto/VAN: Zélia Mendonça