Treinamento realizado pela Polícia Militar instruiu os voluntários sobre os procedimentos do evento

Voluntários recebem instruções de procedimentos. FOTO/VAN: Lucas Almeida

Na tarde de ontem (11), no auditório do campus Dom Bosco, da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), aconteceu a cerimônia de treinamento dos voluntários na organização do evento da passagem da Tocha Olímpica pela cidade.

Presidido pelo 38º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, em parceria com a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, o Corpo de Bombeiros e a UFSJ, a capacitação busca ajustar os preparativos da passagem da Tocha olímpica em São João às exigências do Comitê Olímpico Internacional.

Polícia Militar presidiu o treinamento dos voluntários. FOTO/VAN: Lucas Almeida

Segundo o capitão da 149ª Companhia da Polícia Militar de São João del-Rei, Sandro José Tavares, o treinamento dos voluntários é a preparação para a recepção do público no evento. “Os voluntários serão, no dia, orientadores das pessoas presentes. Nosso treinamento consiste em passar a esses voluntários a ideia do que foi criado para o dia da passagem da Tocha”, explica.

Os pontos de apoio montados pela organização foram apresentados aos voluntários, que receberam instruções sobre como proceder em situações que demandem o direcionamento do público a um desses postos.

Durante a capacitação, o capitão do Corpo de Bombeiros, Fernando Cardoso, explicou que o trabalho das instituições municipais, como a polícia e os bombeiros, se restringe aos serviços táticos e dos arredores do evento, uma vez que a segurança geral fica por conta da Guarda Nacional.

A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei reforçou a importância da participação das manifestações culturais na cerimônia. “Teremos vários eventos culturais durante todo o trajeto do percurso, ações esportivas, atividades com reggae e capoeira. Os sinos das igrejas históricas também estarão tocando enquanto a Tocha passar por entre elas”, conta.

Representantes das instituições da cidade. FOTO/VAN: Lucas Almeida

A assistente administrativa do setor de Apoio a Ações Culturais e Institucionais da Pró-Reitoria de Extensão da UFSJ, Maria Mônica Reis, destacou a importância da participação da Universidade e dos voluntários na organização do evento. “A Universidade tem esse papel com a comunidade, e a Pró-Reitoria tem essa missão de interlocução com a comunidade. Temos o papel de aproximar os voluntários, aqueles que querem e podem colaborar. Então, contamos com alunos super dispostos, técnicos, professores e juntamos muita gente para apoiar”, disse.

O trabalho como voluntário durante o revezamento da Tocha Olímpica é celebrado como uma participação em um grande momento internacional, como conta a estudante de Administração da UFSJ, Bianca Moreira de Souza. “Eu acho que, além do crescimento pessoal que toda a experiência traz, para mim, é um símbolo muito grande por serem os Jogos Olímpicos, um evento tão importante no mundo e que está aqui no Brasil. É uma oportunidade única”, afirma.

No encerramento do treinamento, o prefeito de São João del-Rei, Helvécio Luiz Reis (PT), agradeceu a participação de todos os envolvidos e realçou a relevância do evento. “Agradeço a participação de todos em um momento tão significativo para a cidade, pois pouquíssimos municípios vão ter o privilégio de participar desse importante momento do esporte internacional”, concluiu.

Você confere o percurso e as atrações da passagem da Tocha aqui.
TEXTO/VAN: Lucas Almeida